Referência no atendimento de urgência e emergência, UPA Macarenko atrai atenção de outros municípios

O atendimento ágil e humanizado oferecido à população na UPA Macarenko tem chamado a atenção de municípios da região e até mesmo de outros estados. Na última sexta-feira, dia 28, o secretário de Saúde de Piracicaba, Dr. Pedro Antonio de Mello, e o vereador José Aparecido Longatto estiveram na unidade, conhecendo o trabalho realizado pela Prefeitura, em parceria com o ISSRV (Instituto Social Saúde Resgate à Vida). A UPA Macarenko também já recebeu visitas de representantes das prefeituras de Jacutinga (MG) e Borda da Mata (MG), e recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré também recebeu ofício do Município de Osasco, solicitando uma data para visitar a unidade – que está sendo agendada.

O secretário de Saúde de Piracicaba e o vereador foram recepcionados pelo secretário de Saúde de Sumaré, Rubens Gatti, e pelo diretor clínico da UPA Macarenko, Dr. Heleson Castro. Atualmente, a unidade realiza, em média, 20 mil atendimentos por mês. Apesar da grande e crescente demanda de pacientes, o tempo de resposta da equipe é exemplar: para a classificação de risco na cor azul (não urgente), a espera dos pacientes fica em torno de uma hora. Para a classificação verde (pouco urgente), a média é de 40 minutos. Para os casos de gravidade moderada (cor amarela), o atendimento é realizado em até 15 minutos. Os pacientes em estado gravíssimo, com risco de morte (classificação vermelha), são atendidos imediatamente.

“Quando assumimos a Administração Municipal, em 2017, os médicos da UPA Macarenko e do Matão estavam em greve havia quase três meses. Hoje, a realidade é bastante diferente, graças ao empenho e dedicação de toda nossa equipe. Nossas UPAs têm se tornado referência para outros municípios, pela agilidade no atendimento e, principalmente, pela humanização. Ficamos muito felizes com este reconhecimento e por poder contribuir com outras cidades para uma saúde pública mais eficiente e de qualidade”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

“O governo Luiz Dalben tem dado atenção especial à Saúde, com investimentos não só em infraestrutura e equipamentos, mas principalmente em recursos humanos, capacitando e motivando os colaboradores para um atendimento cada vez mais acolhedor e qualificado. A UPA Macarenko é exemplo deste trabalho. A unidade recebeu no ano passado a sala de ultrassom e, este ano, a ‘Sala do Bem’ para o atendimento psicossocial de vítimas de violência. Recebeu pintura artística para tornar o ambiente mais agradável e também colocamos cartazes em pontos de maior visibilidade com frases motivacionais, voltadas tanto aos colaboradores quanto aos usuários. Além disso, por meio de parcerias, alunos de medicina e de enfermagem de várias instituições passaram a acompanhar os atendimentos na UPA, realizando o estágio obrigatório e adquirindo experiência. São iniciativas simples, de baixíssimo custo, mas que vem fazendo a diferença quando o assunto é a humanização no SUS”, detalhou o secretário de Saúde, Rubens Gatti.

Entre as frases expostas nos corredores da UPA Macarenko está “Ame, abrace e sorria. O amor cura, o abraço fortalece e o sorriso reanima”. Tudo pôde ser conferido de perto pelo secretário de Saúde de Piracicaba, Dr. Pedro Mello, e pelo vereador José Longatto. Os dois elogiaram o trabalho realizado em Sumaré e o secretário daquela cidade ainda destacou o alto índice de eficiência da unidade, considerando a relação custo x quantidade de atendimentos x qualidade.

“Oferecer um atendimento de referência só é possível quando o trabalho é conjunto e, por isso, agradecemos ao apoio da Administração Municipal e ao empenho de toda a equipe. O reconhecimento de outros municípios e, principalmente, o alto índice de satisfação da população nos motivam a continuar trabalhando sério, sempre respeitando o ser humano e proporcionando aos pacientes um atendimento acolhedor”, completou o diretor clínico da UPA Macarenko, Dr Heleson Castro.





Rede Paulistana TV