Mais de 1.200 alunos participam de atividades em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Os alunos das escolas da rede municipal estiveram em peso nesta sexta-feira (19), no Parque Cidade, onde ocorreu o evento literário em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, do projeto Bibliotecas do Parque, uma parceria entre as bibliotecas Pedagógica e Municipal Prof. João de Sousa Ferraz. As atividades, promovidas pela Prefeitura de Limeira, tiveram a participação de mais de 1.200 crianças das escolas CI Irene Gomes Bortolan, Emeief Limeira, Emeief Major José Levy Sobrinho, Emeief Maria Ap. Machado Julianelli, Emeief Profa. Raquel Ap. Gonçalves Franceschi, Emeief Prada e Emeief Prof. Creso Assumpção Coimbra. Pais de alunos também acompanharam o evento, que contou com brinquedos, pipoca e algodão.

Na parte da manhã, os alunos assistiram às apresentações da paródia “Só vai dar Maurício de Sousa”, realizada pelas crianças do CI Irene Gomes Bortolan, e à peça teatral “A Bolsa Amarela”, baseada no livro de Lygia Bojunga e encenada pelos alunos da Emeief Maria Ap. Machado Julianelli. Já no período da tarde, teve a apresentação teatral “Dona Baratinha”, baseada no livro de Ana Maria Machado e apresentada pelos alunos da Emeief Prada.

A bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares explica que o objetivo da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é fortalecer a mobilização das escolas municipais nos projetos de promoção da leitura literária e de formação de leitores de literatura. “Nosso intuito é, também, valorizar as bibliotecas públicas como espaços fundamentais para a democratização do acesso ao livro e incentivo à leitura”, comenta.

EXPOSIÇÃO

Paralelamente às atividades no palco do Parque Cidade, a Secretaria de Educação realiza uma exposição no hall de entrada da pasta dos projetos de leitura desenvolvidos pelos alunos e professores das escolas participantes do projeto literário. “Além da diversidade de gêneros textuais desenvolvidos nos projetos de leitura, há também conteúdos interdisciplinares que possibilitaram aos alunos ampliar os seus conhecimentos”, ressalta Taciana. Os trabalhos ficarão expostos até a próxima semana.

PALESTRA

Também nesta sexta-feira, no teatro Nair Bello, 175 gestores educacionais, supervisores educacionais, coordenadores pedagógicos, técnicos e o secretário de Educação, André De Francesco, participaram da palestra formativa “A leitura de dados educacionais para uma gestão eficaz” com o palestrante Ton Ferreira, da empresa Planneta Educação. "É importante manter essa constante programação de formação aos gestores da nossa rede municipal, preparando-os em todos os aspectos possíveis que possam auxiliar na melhor condução dos trabalhos pedagógicos. Quem ganha é sempre o aluno”, frisa André.

Com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a palestra antecipa as ações propostas de formação para profissionais da educação, um dos eixos temáticos da programação da 1ª Mostra Bienal Literária de Limeira, que deverá ser realizada ainda este ano.





Rede Paulistana TV