Limeira terá Startup Weekend em novembro

Limeira será sede, de 23 a 25 de novembro, do Startup Weekend, evento que visa reunir empreendedores, desenvolvedores e designers para que formem equipes e criem startups dentro de 54 horas. O evento, realizado pela Techstars Brasil em parceria com a Prefeitura de Limeira, ocorrerá no prédio empresarial do Pátio Limeira Shopping e contará com a participação de mentores, jurados, mídia e investidores, entre outras entidades. Para participar é preciso ter acima de 16 anos e adquirir o ingresso no link https://bit.ly/2PiCUXe. As vagas são limitadas.

O prefeito Mario Botion destaca que o apoio e o fomento a essas iniciativas fazem parte do plano de governo. “O Startup Weekend está diretamente ligado ao nosso Programa Permanente de Desenvolvimento. O propósito principal é sempre a geração de oportunidades de facilitar a aprendizagem e, principalmente, conectar nossa cidade aos novos modelos de negócios em tempos de alta tecnologia”, afirma. “A nossa administração está atenta e sempre vai agir estrategicamente para que nossa população tenha prosperidade.”

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, explica que o evento é uma forma de incentivar estudantes e a sociedade em geral a montar uma startup do zero. Segundo ele, haverá orientações com metodologias sobre a criação desse modelo de negócios. “Temos certeza que será uma experiência gratificante e isso permitirá que pensemos em eventos futuros pensando na realidade do município”, comenta. “É uma forma de induzir a criatividade das pessoas para apresentarem suas ideias.”

Durante o Startup Weekend, serão formadas equipes em torno das melhores ideias, determinadas por votação, e a partir daí, são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. “É uma oportunidade para desenvolver a metodologia do trabalho em equipe e vender sua ideia”, frisa Tito. O secretário cita que haverá sessões de mentoria e acompanhamento de líderes, com profissionais qualificados dispostos a auxiliar as equipes nas dificuldades de implementação e validação dos projetos. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores para definir as equipes vencedoras que receberão prêmios e apoio para prosseguir com o projeto.

O secretário de Comunicação Social, Antonio Peres, destaca a importância de facilitar a criação de ambientes de inovação em Limeira. “Com esse evento, queremos estabelecer conexões úteis que melhorem a vida em sociedade e possam gerar oportunidades para o surgimento de novas ideias e negócios sustentáveis”, fala. “Será um grande espaço de experimentação aproveitando, inclusive, nossa vocação de participação voluntária e, também, para o empreendedorismo”, finaliza.

O Startup Weekend já acontece em mais de 700 cidades de 150 países e são mais de 8.000 startups criadas em todo mundo a partir desse projeto.





Rede Paulistana TV