Hospital Mário Gatti promove mutirão para detectar doenças respiratórias

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti promove mutirão de espirometria neste sábado, 27 de outubro, das 8h às 16h, no Ambulatório de Especialidades do Hospital. São 210 vagas para os pacientes que já foram agendados por meio das unidades básicas de saúde.

A espirometria, também chamada de exame de sopro, é um exame que mede o volume e a velocidade do ar com o objetivo de detectar doenças pulmonares e respiratórias como bronquite, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras.

Segundo o médico pneumologista Paulo Roberto Tonidandel, que está coordenando o mutirão junto à equipe de profissionais da saúde do Mário Gatti, o exame é fundamental para detectar precocemente as doenças ou reavaliar casos já diagnosticados anteriormente e garantir, por meio de tratamento, mais qualidade de vida aos pacientes.

“É importante diagnosticar as doenças respiratórias precocemente e iniciar o tratamento o quanto antes e garantir a qualidade de vida”, diz o pneumologista.

O procedimento é simples, não causa dor e é feito em cerca de 30 minutos, com um aparelho no qual os pacientes inspiram e expiram. No exame também é usado um medicamento broncodilatador. Aproximadamente 30 dias após o exame os pacientes receberão um laudo com detalhes da situação. Depois, se necessário, iniciam tratamento conforme indicação médica.

O mutirão coordenado pelo pneumologista Paulo Tonidandel contará com equipe técnica de pelo menos seis técnicos de espirometria e mais 10 profissionais de ambulatório.

A espirometria é realizada ao longo do ano, mas o mutirão vem otimizar o atendimento e despertar a consciência de pacientes e de profissionais de saúde para a importância de fazer o exame, ter o diagnóstico e passar por tratamento.

Serviço

Mutirão de espirometria

Data- 27 de outubro de 2018 Horário- das 8h às 16h Local- Ambulatório de Especialidades do Hospital Mário Gatti Endereço- Av. Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália





Rede Paulistana TV