HC de Unicamp firma contrato com nova empresa e reabre 10 leitos de UTI Covid fechados em junho

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp informou que reabre, nesta segunda-feira (5), 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19 que tinham sido fechados em 10 de junho. Segundo a unidade, uma nova empresa fornecerá médicos para atender os pacientes internados.

Desde 10 de junho, quando as estruturas foram encerradas, o HC passou a atuar com 30 leitos de UTI exclusivos para Covid-19.

Na quinta-feira (1°), o HC informou continuava procurando empresas interessadas, mas não havia encontrado uma que atendia os critérios e tivesse equipes disponíveis.

Já nesta segunda, confirmou que uma nova empresa, com sede em São Paulo, assume com médicos os 10 leitos. O restante da equipe, como enfermeiros e fisioterapeutas, além dos medicamentos e insumos serão custeados pelo governo estadual por 90 dias.

"Foram pesquisadas no mercado mais de 10 empresas, sendo que a maioria não possuía médicos intensivistas disponíveis", informou o HC.

O funcionamento das outras 30 estruturas de UTI independe de empresas terceirizadas porque os pacientes internados são atendidos por funcionários do próprio HC.

Os novos leitos já aparecem no balanço de leitos do HC, mas sem pacientes. Com isso, a ocupação atualizada é de 75%, com 30 das 40 UTIs Covid com pacientes nesta manhã. Segundo a unidade, pacientes que estavam intubados no pronto-socorro da unidade serão transferidos.

Fonte : G1 Campinas





Rede Paulistana TV