Funcionários da Habitação vestem camisa em apoio ao Outubro Rosa

Funcionários e colaboradores da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) participaram, nesta sexta-feira, 19 de outubro, de uma mobilização para celebrar o Outubro Rosa, campanha desencadeada todos os anos para conscientizar as mulheres sobre o risco e a prevenção ao câncer de mama. Com o objetivo de chamar atenção para a campanha houve um incentivo para todos usassem uma peça de roupa ou um adereço na cor rosa, que relembrasse o movimento surgido nos Estados Unidos na década de 1990.

Perto da hora do almoço, todos os funcionários disponíveis posaram para uma foto na escadaria central da Cohab-Campinas.

Para a assistente social Joseane Parnaiba, campanhas como essa são fundamentais para a saúde da mulher. “A prevenção é importante. As mulheres precisam se conscientizar, se valorizar, conhecer o próprio corpo. Campanhas como essa salvam vidas porque está mais que provado que 95% dos casos têm possibilidade de cura quando são diagnosticados precocemente”, declarou.

Todos contra o câncer de mama

A Prefeitura de Campinas iniciou no último dia, 1º de outubro, a campanha do Outubro Rosa, um movimento mundial que tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama. A doença consiste na primeira causa de morte por câncer entre as mulheres campineiras.

A edição deste ano tem como tema "Mulheres Fortes, Eu Venci" e conta com uma extensa programação que inclui duas exposições, caminhada, revoada de balões, apresentação de dança, iluminação de prédios públicos na cor rosa e palestras sobre câncer de mama. Todas as atividades são gratuitas.

Karla Cristina Martins da Costa, jogadora da equipe de basquete do Vera Cruz Campinas, uma das estrelas da campanha, fala da importância do movimento. “É sempre bom que campanhas como essa chamem a nossa atenção. Eu mesma tive um nódulo que investiguei, no final, deu tudo certo. Mas a gente precisa se cuidar”, disse.

A melhor forma de prevenir a doença é por meio do exame clínico anual e da mamografia. De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, a partir dos 50 anos deve ser realizada pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Em Campinas, a Secretaria de Saúde inicia os exames já a partir dos 40 anos. As mulheres que apresentarem nódulo ou outro sintoma terão os exames complementares realizados independentemente da idade e conforme o caso.

As mamografias são solicitadas nos Centros de Saúde e realizadas no Hospital de Amor, na Policlínica 1 e no hospital Celso Pierro.

Caminhada Laço Rosa

A Prefeitura de Campinas, em parceria com a ONG Rosa e Amor e Centro de Atenção Integral da Saúde da Mulher (Caism), realiza no próximo domingo, dia 21 de outubro, a “Caminhada Laço Rosa”, inspirada na campanha.

O objetivo da caminhada é mobilizar a sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama. A ação incentiva as mulheres a realizarem periodicamente exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta as chances de sucesso no tratamento.

A concentração será às 8h, na Praça Arautos da Paz, e a caminhada contornará a Lagoa do Taquaral. No local haverá manicures, aula de zumba, dança do ventre e massagem terapêutica. A caminhada é gratuita e não é necessária inscrição prévia e nem aquisição de kit. Os participantes da caminhada devem usar camiseta rosa.

O uso da camiseta rosa não é obrigatório, mas quem quiser contribuir com a causa pode adquiri-la por R$ 15,00. O valor arrecadado com a venda das camisetas será revertido para a ONG Rosa e Amor e para o Caism.





Rede Paulistana TV