Emdec realiza operação de trânsito e transporte para 2º turno das eleições

Em razão do segundo turno das eleições 2018, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza operação especial de trânsito e transporte no sábado e no domingo, 27 e 28 de outubro. A operação presta apoio aos trabalhos da Justiça Eleitoral, além de garantir segurança e fluidez viária.

Na véspera da votação, a operação começa às 6h e se estende até as 18h. Haverá reservas de vagas na região central, tanto para estacionamento de veículos autorizados quanto para carga e a descarga das urnas eleitorais. A reserva de vagas abrange todo o entorno do Palácio da Justiça e os seguintes trechos:

  • Rua Dr. Ernesto Khulmann, entre as vias General Osório e Dr. Campos Sales.

  • Rua General Osório, em toda a extensão que abrange os cruzamentos entre as vias José Paulino e Dr. Ernesto Khulmann; José Paulino e Regente Feijó (Palácio da Justiça); Regente Feijó e Francisco Glicério; Francisco Glicério e Barão de Jaguara; e Barão de Jaguara e Dr. Quirino.

  • Rua José Paulino, entre as vias General Osório e Bernardino de Campos.

  • Rua José Paulino, entre as vias Dr. Campos Sales e General Osório (Palácio da Justiça).

  • Avenida Dr. Campos Sales, entre as vias José Paulino e Regente Feijó (Palácio da Justiça).

  • Avenida Dr. Campos Sales, entre as vias Regente Feijó e Francisco Glicério.

  • Rua Regente Feijó, entre as vias Bernardino de Campos e General Osório.

  • Rua Barão de Jaguara, entre as vias Conceição e General Osório.

Apenas caso seja necessário, serão feitos bloqueios seletivos entre as vias Dr. Campos Sales e José Paulino, permitindo somente a passagem de ônibus do transporte coletivo e desviando o restante dos veículos para a Rua José Paulino.

Dia da Eleição

Já no domingo, dia 28 de outubro, quando a população vai às urnas, os trabalhos têm início às 6h e se estendem até o final da apuração dos votos. Haverá bloqueio viário na Avenida Dr. Campos Sales, no trecho entre a Rua José Paulino e a Avenida Francisco Glicério, entre 6h e 12h. Após as 12h, a interdição será parcial, conforme demanda. No trecho, haverá reserva de vagas para estacionamento de veículos realizando carga e descarga de urnas eleitorais.

Para o estacionamento de veículos a serviço da Justiça Eleitoral, haverá interdição de uma faixa da Rua José Paulino, entre as vias Dr. Campos Sales e General Osório (Palácio da Justiça); e General Osório e Bernardino de Campos.

O estacionamento de veículos estará impossibilitado em trecho da Rua General Osório, entre as vias José Paulino e Regente Feijó, para garantir fluidez no trânsito no entorno do Palácio da Justiça. Também ocorre reserva de vagas para veículos autorizados nos demais trechos operacionalizados na véspera.

Nos dois dias, serão autorizados bolsões de estacionamento para veículos identificados com credenciais da Justiça Eleitoral, na Praça Guilherme de Almeida (Palácio da Justiça) e no Largo do Rosário. No domingo, além desses pontos, haverá bolsões na Praça José Bonifácio (em frente à Catedral Metropolitana de Campinas) e na Praça Rui Barbosa.

Locais de votação

No dia das eleições, entre 7h e 18h, agentes da Mobilidade Urbana serão alocados nas seguintes escolas com seções eleitorais: E.E. Carlos Gomes, Etec Bento Quirino, E.E. Prof. Aníbal de Freitas, E.E. Profº Adalberto Nascimento, E.E. Profª Laís Bertoni Pereira, E.E. Prof° Benevenuto Torres e E.E. Elvira de Pardo Meo Muraro.

Haverá ainda monitoramento nas demais unidades de ensino onde as votações ocorrem. Também serão monitoradas as principais vias de deslocamento dos corredores Centro, Taquaral, Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, Amoreiras, Ruy Rodriguez, John Boyd Dunlop, Lix da Cunha, Sousas e Barão Geraldo. Para proporcionar fluidez e segurança ao trânsito, haverá monitoramento e intervenções nos tempos semafóricos nas vias com apoio operacional.

O esquema operacional para o segundo turno das eleições envolve equipes da Emdec, CIMCamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas), Guarda Municipal, Polícia Militar e Samu.

Transporte

Assim como ocorreu no primeiro turno das eleições, realizado em 7 de outubro, neste segundo turno, em 28 de outubro, a Emdec adotará frota reserva nos principais terminais para suprir eventuais necessidades de demanda, no período das 7h às 17h. Serão 31 veículos adicionais, distribuídos de forma estratégica nos terminais Barão Geraldo, Campo Grande, Central, Mercado, Ouro Verde e Vida Nova.

Em razão do bloqueio viário a ser executado na Avenida Dr. Campos Sales, no dia 28 de outubro, haverá alteração do itinerário de 31 linhas do transporte coletivo que circulam aos domingos, no período das 6h até o término da votação.

As linhas que normalmente acessam a Avenida Francisco Glicério pela Dr. Campos Sales farão o acesso pelas vias José Paulino e General Osório. São elas: 173, 240, 244, 253, 265, 271, 271.1, 341, 349, 353, 355, 362, 366, 368, 369, 375, 375.1, 380, 381, 382, 383, 385, 386, 391, 392, 395, 397, 403 e 408.

Já as linhas 344 e 499, que acessam a Avenida Francisco Glicério pelas vias José Paulino e Dr. Campos Sales, deverão seguir pela José Paulino até a General Osório e acessar a Francisco Glicério na sequência.





Rede Paulistana TV