André mostra confiança em pênalti decisivo e ganha "advogado" no Grêmio

André ainda não caiu nas graças do torcedor do Grêmio. Suas atuações apagadas e a falta de gols até custaram a titularidade na decisão contra o Estudiantes, pelas oitavas de final da Libertadores. Mas, de uma forma simbólica, ganhou novo fôlego na noite desta terça-feira ao converter o pênalti derradeiro que carimbou a vaga tricolor às quartas de final.

O camisa 18 entrou em campo aos 24 minutos do segundo tempo, quando o jogo estava empatado em 1 a 1 e o Grêmio buscava desesperadamente o gol que o manteria vivo na competição. Alisson marcou os 47, garantiu a vitória por 2 e 1 e levou a decisão aos pênaltis. André foi escolhido por Renato Gaúcho para fazer a quinta e derradeira cobrança e não decepcionou.

– Quando caminhei, sabia que faria o gol. Foi o trabalho, estava confiante. Todos são importantes. Pude bater e garantir a classificação – afirmou o atacante após o jogo.

Mesmo contestado pela torcida, o atacante evitou qualquer desabafo após a classificação. Quem fez isso ele foi Maicon, o capitão do time. Na entrevista coletiva após o jogo, o volante afirmou que já aguardava uma pergunta sobre o companheiro para despejar o sentimento naquele momento. Ressaltou a "coragem" do centroavante para assumir o último chute e pediu paciência à torcida (veja abaixo).

– O André estava numa situação muito difícil hoje (terça) e disse que ele tinha que bater o pênalti. Importante frisar a personalidade que teve. Tem que ter muita coragem para fazer isso. Se erra, acaba o mundo para ele. Temos dois centroavantes muito bons, que têm uma disputa muito sadia. O torcedor pode ter certeza que o André ainda vai fazer muitos gols aqui – destacou um emocionado Maicon.

Minutos depois,já na zona mista da Arena, André deu a sua versão da conversa que teve com o companheiro antes das penalidades e agradeceu o carinho do elenco.

– O Maicon veio e falou: "Você vai bater, não tem nem escolha". Falei que podia contar comigo. É importante isso. (Maicon) Foi muito feliz nas palavras, o grupo todo me apoiou. Se fui confiante, é porque o grupo me deu essa tranquilidade. Então, nada mais justo ir lá bater esse pênalti e contribuir com esse carinho que eles têm por mim – retribuiu o atacante.

Sentado ao lado de Maicon na entrevista, o técnico Renato Gaúcho brincou que o capitão havia se tornado o "advogado" de André. Ainda revelou o papo que teve com o pupilo no treino fechado de segunda-feira, que definiu a escalação de Jael como titular.

– Em outras palavras, ele (Maicon) quis dizer que o André chegou e ainda não mostrou tudo que sabe. Porque o atacante vem para fazer gols e, quando eles não saem, vem aquela cobrança. Em momento algum ele se abateu. Ontem (segunda-feira) mesmo conversei com o André. Falei para ele que daqui a pouco volta (ao time). Tem um potencial muito grande – acrescentou Renato.

Nas quartas de final da Libertadores, o Grêmio irá enfrentar o Atlético Tucumán, ainda sem datas definidas. Alheio às críticas e com foco no “trabalho”, como frisou, André deve estar na equipe que enfrenta o Botafogo, no sábado, pela 22ª rodada do Brasileirão. A partida está marcada para as 16h.





Rede Paulistana TV