Ações sobre Dia Mundial da Alimentação visam discutir fome e desperdício

Com atividades até esta sexta-feira, dia 19 de outubro, o Dia Mundial de Alimentação reúne discussões e oficinas com o fim de sensibilizar a sociedade para o combate à fome e ao desperdício de alimentos. O dia é comemorado em 16 de outubro e, para este ano, as atividades foram inauguradas com um seminário na Unicamp com a participação de cerca de 200 pessoas.

Também com o intuito de promover a necessidade de uma agricultura mais sustentável, as atividades têm o apoio da Prefeitura por intermédio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) e da Rede de Segurança Alimentar e Nutricional - REDESAN de Campinas. Este ano, o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO) é “Um mundo #fomezero para 2030 é possível”. A FAO é uma das agências da ONU que lidera esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza no mundo.

Iniciada em 1981, a comemoração do Dia Mundial da Alimentação é realizada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

A coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar, Ana Cláudia da Silva Reis, contou que a abertura teve a presença da reitora da Unicamp em exercício, Tereza Atvars; da professora Alpina Begossi, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA); do diretor do Departamento de Segurança Alimentar da SMASDH, Domis Vieira Lopes; e da diretora da Vigilância Socioassistencial, Gisleide Abreu, também da SMASDH.

Ana Cláudia ressaltou que os participantes discutiram a importância do Dia Mundial e a finalidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que é “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”. Segundo ela, discutiu-se ainda “a importância do trabalho em rede para promoção da segurança alimentar”.

Durante o evento, foram apresentados os novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar que serão empossados em novembro. São 21 novos conselheiros, sendo 14 da sociedade civil e sete do poder público. As palestras de especialistas sobre acesso a alimentos e políticas intersetoriais, políticas regulatórias na área de publicidade de alimentos e Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) tiveram como “objetivo dar subsídios ao trabalho dos novos conselheiros para que possam pensar estratégias e ações futuras”, contou Ana Cláudia.

Relatos de experiências dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional dos Municípios de Limeira e São Paulo também foram expostos no evento.

A coordenadora da Rede de Segurança Alimentar e Nutricional do município (Rede SAN), Gabriela Castanho, contou que estão sendo realizadas várias ações como oficinas sobre alimentação saudável e culinária na Ceasa, em escolas, universidades UniMetrocamp Wyden e Unip.

Arrecadação de alimentos também é uma das ações a serem feitas durante esta semana. “Na sexta-feira, durante a entrega do Cartão Nutrir estaremos a postos com a ilha sobre alimentação saudável. Abordaremos vários temas como montagem de pratos saudáveis, oficinas de cheiros, consumo de frutas e criação de hortas. Falamos também sobre como ler os rótulos, informações sobre alimentos ultraprocessados e açúcares”, contou Gabriela.

Confira atividades que ainda serão realizadas. A programação está a cargo da Rede SAN que é composta pela DSAN, Banco Municipal de Alimentos, Unicamp, PUC, Unip, UniMetrocamp, Ceasa Campinas, Nepa, Programa de Educação Alimentar e Departamento de Alimentação Escolar.

Programação restante:

17 de outubro

19h – Arrecadação de Doação de Alimentos e Ilha da Alimentação Responsáveis: Nutricionistas Bruna de Angelis (Banco de Alimentos), Gabriela Castanho (DSAN/SMASDH/PMC) e Renata Marques (Unip) Local: Unip

18 de outubro

9h - Arrecadação de doação de Alimentos e Ilha da Alimentação

19h – Arrecadação de doação de Alimentos e Ilha da Alimentação Responsáveis: Nutricionistas Bruna de Angelis (Banco de Alimentos), Gabriela Castanho (DSAN/SMASDH/PMC) e Renata Marques (Unip). Local: Unip

9h – Oficina “Culinária Saudável & Substituições Inteligentes”

13h - Oficina “Culinária Saudável & Substituições Inteligentes” Responsáveis: Nutricionistas Bruna de Angelis (Banco de Alimentos) e Jomara Machado (Alimentação Escolar Ceasa Campinas). Local: Cozinha Experimental USF- Ceasa Campinas

19 de outubro

8h – Ilha da alimentação na entrega de cartões do Programa NutrirCampinas

Responsáveis: Socióloga Mariana Maia e Nutricionista Gabriela Castanho (DSAN/SMASDH/PMC) e Profa. Rosemeire Dejavitte (UniMetrocamp Wyden). Local: Estação Cultura

9h – Oficina “Compostagem Orgânica” Responsáveis: Eng. Agrônomo Dag Mendonça Lima (NEPA/UNICAMP) e Pedagoga Júlia Pallandi (Secretaria de Educação/PMC)

Local: CIS Guanabara





Rede Paulistana TV