Workshop discute intervenções urbanas e criativas

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos realizou no último sábado, dia 15 de setembro, o workshop “Projetos de intervenção urbana e criativa pela paz”. O evento foi realizado no auditório do Hotel Meliá Campinas e reuniu alunos de arquitetura e urbanismo de Campinas e região, autoridades, professores e outros interessados no assunto.

A ação faz parte do movimento “Campinas pela paz”, e teve o intuito de subsidiar e esclarecer as dúvidas dos estudantes inscritos no concurso “Projetos de intervenção urbana e criativa pela paz”.

A secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, destacou que o evento se insere no programa A Paz em Língua de Brincar e marca a importância do uso dos espaços públicos para convivência entre pessoas de todas as gerações. O brincar se configura dessa forma como um meio de educação pela paz. Segundo ela, o encontro contemplou as expectativas da pasta, pelo interesse e participação dos alunos inscritos. “Demonstrou que estamos no caminho certo da parceria entre a academia e o poder público na promoção da cultura de paz”.

A secretária destacou que o concurso está sendo visto pelos alunos como uma plataforma de engajamento social. “Isso deixou claro para nós que esse é o modo concreto de promover a cultura de paz. Também ficamos muito felizes de contar com os palestrantes que nos deram o privilégio de nos trazer informações tão importantes para promover essa política pública no nosso município”, afirmou.

O evento contou com as palestras do médico pediatra e escritor Daniel Becker e da arquiteta urbanística Irene Quintáns. Becker é formado pela UFRJ, mestre em Saúde Pública pela Fiocruz e atuou no Ministério publico como um dos criadores da Estratégia Saúde da Família, programa do Ministério da Saúde. Sua palestra discutiu a Cidade e Comunidade, discutindo os Determinantes de Qualidade de Vida na Infância.

Irene, por sua vez, é pós-graduada em Estudos Territoriais e Gestão Urbanística em Barcelona e coordena o curso de Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância em Harvard. Ela abordou em sua palestra “A Cidade Brincante”, suas bases propostas.

A última parte do evento foi dedicada a tirar dúvidas dos inscritos sobre o concurso. Além de Eliane Jocelaine, participaram da abertura os secretários Municipais do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; e de Esportes e Lazer, Dário Saad. Por parte da sociedade civil, estiveram presentes a arquiteta Mel Gatti de Godoy Pereira, representando o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo; o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB Campinas, Denis Roberto Castro Perez; o organizador, sócio-diretor da Mostra Mais Sustentável, Fernando Caparica; o diretor da regional Campinas do Sinduscon, Márcio Benvenutti; e Sueli Cardoso, da Campinas Decor.

O concurso

O concurso “Projetos de intervenção urbana e criativa pela paz” tem como objetivo predominante o estímulo a alunos de Arquitetura e Urbanismo para elaboração projetos com foco na cultura de paz e compostos por ações criativas, de alto impacto e baixo custo, sustentáveis, lúdicas e multidisciplinares.

Cada projeto deve ser desenvolvido em espaços públicos prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. O intuito é chamar todos ao brincar, tendo como prerrogativa a ocupação dos espaços, o favorecimento do convívio entre gerações e a educação para a paz.

Doze equipes estão inscritas para o concurso. Cada equipe tem no mínimo três e no máximo dez integrantes, além de ter a orientação de um professor de arquitetura. As inscrições habilitadas serão publicadas no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira, dia 19 de setembro. Os projetos deverão ser enviados até o dia 16 de outubro de 2018, às 23h59, para o endereço eletrônico campinaspelapaz@campinas.sp.gov.br.

No dia 9 de novembro de 2018 será publicado no Diário Oficial do Município e no site do concurso os dez finalistas. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 21 de novembro de 2018 no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, Av. Anchieta, 200, a partir das 18h. Poderá haver alteração do local.





Rede Paulistana TV