UPAs do Cervezão e da Avenida 29 recebem novos aparelhos de raios-x

Dois novos aparelhos de raios-x, digital e que dispensa o uso de filmes radiológicos, foram entregues na tarde desta terça-feira (31) às unidades de pronto atendimento (UPA) do Cervezão e do Bairro do Estádio – na Avenida 29.

A instalação dos novos aparelhos será feita tão logo o setor de manutenção da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro faça as adequações elétricas necessárias. O antigo aparelho foi retirado da UPA do Cervezão para que se iniciem as obras no local. Na UPA da 29 o antigo equipamento continuará em uso até que o novo aparelho seja instalado.

“Conforme prometido, aqui estão os dois novos aparelhos de raios-x. Mais uma mostra do nosso compromisso com a saúde da população. Assim, tão logo as adequações elétricas sejam feitas eles estarão em operação. É o fim dos aparelhos que só quebravam. É respeito às pessoas que mais precisam”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Os recursos que foram destinados à compra desses novos aparelhos são parte do repasse de R$ 1 milhão que a Câmara de Vereadores fez para serem aplicados no programa Mais Saúde, como devolução de seu orçamento à prefeitura no final do ano passado. “Entre os apoios que a Câmara presta ao trabalho do Executivo, certamente aqueles que refletem em melhoria na saúde são os de maior destaque e importância”, afirmou o vereador e vice-presidente da Câmara, Júlio Lopes, que esteve com Juninho acompanhando a chegada dos aparelhos na tarde desta terça-feira. “Ao adquirir estes dois aparelhos de raios-x, o prefeito Juninho demonstra sua preocupação com a saúde da comunidade e atende a solicitação dos vereadores para que empregasse em serviços de saúde o dinheiro que repassamos à prefeitura”, afirma o vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal.

Os aparelhos existentes nas duas UPAs de Rio Claro são antigos e frequentemente necessitam de manutenção. No ano passado, um novo aparelho de raios-x digital foi instalado no Pronto Socorro Municipal Integrado (PSMI). As imagens são geradas em alta resolução na tela de um computador e podem inclusive serem usadas para envio aos especialistas via internet. “Em breve, as três unidades de emergência do município estarão com modernos equipamentos para os serviços de radiologia”, ressalta o secretário de Saúde, Djair Francisco.





Rede Paulistana TV