TERMO DE PARCERIA GARANTIRÁ A CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS EM MOGI GUAÇU

Por meio de um termo de parceria, firmado através de chamamento público, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Secretaria de Saúde iniciará em novembro uma campanha de castração de cães e gatos.

Estima-se que Mogi Guaçu tenha em torno de 50 mil cães e gatos, uma vez que apenas a cobertura de vacina fornecida pelo Município abrange 32 mil animais. Existem muitos cães e gatos em condição de abandono e que seus donos deixam de adotar a prática da esterilização, o que resulta no nascimento e, em muitos casos, no abandono destes animais.

A Prefeitura fez um chamamento público. A Kapa - Kamael Associação Protetora de Animais venceu esse processo licitatório e ficará responsável por esterilizar 826 animais, entre cães e gatos, por um período de um ano.

O convênio foi assinado nesta semana no Gabinete, com a presença de Silvana Bueno, coordenadora do CCZ, representantes da empresa Kapa e o prefeito Walter Caveanha. O trabalho de castração inicia-se em novembro. O plano de trabalho que consta no portal da Prefeitura de Mogi Guaçu elenca alguns requisitos para requerer a castração, que vai ocorrer no próprio CCZ.

A Kapa já tem atuado na prevenção e controle de natalidade através de esterilização cirúrgica, que vem acontecendo há 16 anos. Cerca de 200 animais são recolhidos por ano e são feitas cerca de 300 castrações durante o mesmo período.

Entre as metas a serem atingidas, estão previstas três intervenções diárias entre cães e gatos, independentemente do sexo. As cirurgias irão obedecer a todos os procedimentos padrões no próprio CCZ, com a presença obrigatória de um médico veterinário.

A prioridade deste plano de trabalho é castrar animais abandonados, atender protetores de animais informais, pessoas de baixa renda e inseridas em programas sociais, associações e ONGs protetoras de animais e, por último, proprietários de animais em geral.





Rede Paulistana TV