Sumaré e Americana têm aumento de casos de dengue e números superam 2018 inteiro.

Após Campinas (SP) confirmar que o município enfrenta uma epidemia de dengue, outras cidades da região também informaram como estão os registros da doença até esta quinta-feira (28) e os dados indicam aumento de casos. Em Sumaré (SP) e Americana (SP), por exemplo, os números já superam 2018 inteiro. Veja abaixo a situação de nove municípios com base em um levantamento feito pelo G1 com cada uma das prefeituras.

Americana Em Americana, até esta quinta-feira, a cidade contabilizou 638 notificações e 118 registros confirmados da doença. Outros 375 pacientes ainda aguardam exame. Durante todo o ano passado, foram registrados 16 casos de dengue no município, o que equivale a um aumento de 637%.

Do total de casos confirmados, quatro exames deram positivo para o tipo 2 da doença, que não era visto na região há pelo menos dez anos. Segundo a administração, como a investigação da sorotipagem é feita por amostragem, "presume-se que a maioria dos casos seja ocasionada pelo mesmo sorotipo".

Sumaré De acordo com a Prefeitura de Sumaré (SP), o município tem 75 confirmados de dengue em 2019, sendo que durante o ano todo de 2018 a cidade teve 33 pacientes infectados. A Vigilância Epidemiológica informou que faz ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, como os serviços de nebulização.

De janeiro até o final deste mês, a administração informou que ações de bloqueio foram realizadas em 11 bairros, abrangendo 4,9 mil residências e estabelecimento, além de outros 21,2 mil imóveis vistoriados pela Secretaria de Saúde.

Indaiatuba Em menos de três meses, Indaiatuba (SP) também registrou aumento e igualou, até esta quinta-feira, o número de casos de dengue contabilizados no ano passado. Segundo dados da Prefeitura, o município tem, neste ano, cinco registros "importados" da doença e outros oito autóctones, contabilizando os mesmos 13 de 2018 inteiro.

Hortolândia Hortolândia também apresentou tendência de alta e registrou 28 casos da doença em 2019, contra 38 no ano passado. O Executivo informou que intensificou as ações de remoção de entulhos para diminuir a quantidade de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

"Em setembro do ano passado, a Secretaria de Saúde criou o Plano Municipal de Combate a Arboviroses, com a proposta de prevenir doenças causadas por picadas de mosquito. A Prefeitura acredita que mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública", diz o texto da nota.

Monte Mor A Prefeitura de Monte Mor (SP) decretou estado de emergência por conta dos 13 casos positivos de dengue. Outros 13 ainda aguardam resultados.

"Para avançar no trabalho de combate ao mosquito, os agentes comunitários de endemias realizam nesta quinta-feira nebulização e arrastão no Jardim Panorama. As casas foram vistoriadas e materiais inservíveis, que servem de criadouros para os mosquitos foram recolhidos. A atividade também atendeu a região do Jardim do Engenho", afirma a administração.

Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Pedreira e Paulínia A situação em Mogi Guaçu (SP) também já causou alerta na Prefeitura , com 237 pacientes infectados por dengue e 647 notificados. Já em Mogi Mirim (SP), o número até esta quinta é de 87 casos confirmados.

O número em Pedreira (SP) também passa dos três dígitos. De acordo com a administração municipal, foram 300 registros notificados e 107 confirmados até esta quinta-feira.

De acordo com a Prefeitura de Paulínia, os casos na cidade também tiveram aumento e já estão em 48 confirmados. Além disso, outros 13 ainda esperam exames.

Portal G1





Rede Paulistana TV