Sumaré 150 Anos: SAMU passa a contar com mais uma equipe e nova ambulância

O prefeito Luiz Dalben apresentou no dia 30, à população, a quarta equipe do SAMU de Sumaré, que realizará o atendimento de suporte básico. Antes, o município contava com duas equipes de suporte básico e uma de suporte avançado. Agora, com uma nova ambulância zero quilômetros totalmente equipada, serão três equipes para suporte básico, que visam garantir, por meio de medidas simples e não invasivas, as funções vitais dos pacientes e evitar o agravamento de suas condições, até a chegada à unidade de saúde.

De um total de 2.688 atendimentos realizados pelo SAMU no 1º quadrimestre deste ano, 84% foram feitos pelas equipes de suporte básico. Já o suporte avançado é utilizado quando há necessidade de procedimentos invasivos, como uma intubação ou acesso venoso para administração de medicamentos.

“Com essa nova equipe de suporte básico e a nova ambulância, estamos oferecendo ainda mais agilidade e qualidade no atendimento à população. Como sabemos, quanto menor o tempo de resposta em casos de urgência e emergência, maiores as chances de sucesso e recuperação do paciente. Este é mais um investimento na Saúde de Sumaré, que tem recebido nosso cuidado em todas as áreas: urgência e emergência, atenção básica e atendimento especializado”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Recentemente, o chefe do Executivo já havia entregado três novas ambulâncias à Secretaria de Saúde. “No início de 2017, tínhamos apenas duas viaturas, e uma delas sem condições de uso. Depois de todo o trabalho para melhorar a estrutura, recuperando as ambulâncias sucateadas e conquistando novos veículos, agora pudemos implantar uma nova equipe no SAMU, que já está à disposição da população 24 horas por dia, cobrindo de maneira mais efetiva todo o nosso território e reduzindo o tempo de resposta”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti.

Além de ganhar mais uma equipe, o SAMU de Sumaré também passou a contar recentemente com estagiários da área de enfermagem, estudantes de escolas técnicas da região – uma iniciativa inédita na RMC (Região Metropolitana de Campinas). São seis estagiários diários que prestam suporte para as equipes, trabalhando na base do serviço.

Participaram da apresentação da 4ª equipe secretários municipais, vereadores, o coordenador do SAMU Sumaré, Rafael Silvério de Oliveira, e o gerente Ailton Ferreira de Andrade.





Rede Paulistana TV