Servidores de Limeira aceitam acordo e greve termina.

Servidores da Prefeitura de Limeira (SP) se reuniram em assembleia nesta quinta-feira (4) e aceitaram o acordo com a prefeitura para reajustar o salário em 4%. Com isso, a greve foi suspensa na cidade. Na mesma reunião, realizada no Paço Municipal, funcionários da Câmara decidiram fazer uma paralisação de uma hora por reajuste salarial.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel), os servidores da prefeitura concordaram com o reajuste de 4% dividido em duas vezes, com pagamento em abril e agosto.

A proposta inicial da prefeitura era de pagamento em maio e setembro. A administração municipal também concordou em não descontar os dias parados dos funcionários que aderiram à greve.

O reajuste será também feito acumulado, ou seja, os 2% em cada mês serão calculados em cima do valor já reajustado de salário. Os servidores também aceitaram o reajuste do vale-alimentação em 6%, mas o pagamento será feito de uma só vez, como proposto pelo sindicato.

O acordo deve ser assinado ainda na tarde desta quinta-feira na prefeitura, oficializando o término da paralisação.

Em nota, logo após a assembleia, a prefeitura confirmou os termos do acordo, sendo metade do percentual (2%) paga no salário retroativo a março, e a outra metade (2%) a partir de agosto.

“Em relação ao vale-alimentação, também houve uma melhora por parte da proposta da Prefeitura. Agora, o reajuste de 6% será pago em uma única vez, retroativo a março. Na negociação anterior, o índice seria dividido em duas vezes”, explica a nota.

A administração municipal também informou que os dias em que os servidores ficaram parados deverão ser repostos pelos trabalhadores, conforme acordo feito durante a negociação.

“A Prefeitura, mesmo no limite, realizou todos os esforços para formatar uma proposta final de aumento salarial, aceita pelos sindicatos. O município vem passando por dificuldades financeiras e orçamentárias. No entanto, por determinação do prefeito Mario Botion (PSD), a Mesa foi autorizada a negociar uma proposta final para que a greve fosse encerrada e a população deixasse de ser afetada”, finaliza a nota do Executivo.

Câmara Logo após o anúncio do acordo, o Sindsel informou que os servidores da Câmara Municipal de Limeira fizeram uma paralisação de uma hora na manhã desta quinta-feira. Eles pedem 8% de reajuste salarial, 12% no vale-alimentação e a mesma porcentagem no vale-refeição.

Segundo o sindicato, 50% do efetivo da casa aderiu à mobilização de uma hora nesta quinta-feira, “pleiteando não só valorização, mas também melhoria no tratamento por parte dos servidores”.

Uma assembleia na tarde desta sexta-feira (5) será realizada no plenário da Câmara para iniciar as negociações.

Já a Câmara informou que 24 servidores aderiram, o que representa 15% do total dos servidores (152).

"A Câmara apresentou a proposta de aumento 4% sobre o salário e 4% sobre o Vale Refeição e Vale Alimentação, sendo aplicado tal reajuste em uma única parcela", informou o Legislativo.

Greve dos servidores municipais A paralisação foi deliberada após prefeitura e sindicato não entrarem em acordo sobre o reajuste salarial dos servidores para 2019. O Sindsel pleiteava 12% de reajuste, além de 12% no vale-alimentação.

A prefeitura ofereceu 1,94% no início da negociação e subiu a proposta para 3,89% dividido em duas parcelas, pagas em março e setembro. Os servidores não aceitaram e iniciaram a greve na terça-feira (2).

Durante as semanas de negociação, prefeitura e sindicato apontaram números diferentes sobre o atual gasto orçamentário com pessoal.

Segundo a prefeitura, os "gastos atingiram 52%, acima do limite prudencial de 51,3%, e bem próximo do teto previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54%".

Já o sindicato afirmou que fez "um estudo orçamentário tendo como base os valores oficiais divulgados pela Prefeitura e concluiu que com reajuste de 12% atingiria 46,15% de gastos com pessoal, valor esse que não atinge nem ao menos o limite alerta de 48,60%".

Fonte: Portal G1 Campinas





Rede Paulistana TV