Semi entre XV e Inter bate públicos do Paulistão e registra recorde do interior em 2019.

A confirmação da volta da Inter de Limeira à elite do futebol paulista, após vencer o XV de Piracicaba nos pênaltis, neste sábado, teve recorde de público no interior de São Paulo em 2019.

O confronto, válido pela semifinal da Série A2, foi realizado no estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba, para 14.669 pagantes. Na véspera do jogo, cerca de 12 mil ingressos já haviam sido vendidos, e a carga se esgotou no sábado, horas antes do confronto. Contam também aproximadamente mil torcedores da Inter de Limeira.

O número registrado em Piracicaba é superior a todos os jogos de quartas de final do Campeonato Paulista na divisão principal disputados no interior, e ganha dos 11.781 pagantes que acompanharam o empate entre Ferroviária e Corinthians, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. O público ainda venceu quatro jogos do São Paulo no ano (contra Guarani, RB Brasil, Ferroviária e São Bento).

Tirando a presença dos quatro grandes, o jogo com maior público no interior paulista em 2019 foi o dérbi campineiro: 11.287 pagantes estiveram presentes no Moisés Lucarelli e acompanharam a vitória da Ponte Preta sobre o Guarani por 3 a 0. O confronto teve torcida única da Macaca.

O recorde de público alcançado no Barão de Serra Negra é maior, inclusive, que a média de torcedores do Paulistão, de pouco mais 9.200 pagantes por partida, considerando no cálculo os jogos de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos como mandante.

Com o empate no tempo normal por 2 a 2 e a vitória nos pênaltis, a Inter de Limeira volta ao Paulistão após 14 anos de ausência. Neste período, o clube chegou a amargar uma queda para a quarta e última divisão do futebol de São Paulo. Já o XV fica no quase pelo segundo ano consecutivo. Em 2018, o time foi eliminado pelo Guarani, na mesma fase, e ficou sem o acesso.

Maiores públicos do ano no interior

Jogo Data Fase Público pagante

XV de Piracicaba x Inter de Limeira 20/04 Quartas de final da A2 14.669

Ferroviária x Corinthians 23/03 Quartas de final da A1 11.781

Ponte Preta x Guarani 16/03 Grupos da A1 11.287

Ferroviária x Palmeiras 17/02 Grupos da A1 10.374

Mirassol x Palmeiras 09/03 Grupos da A1 9.689

Ocupação média supera os 80% O estádio Barão da Serra Negra tem capacidade atualizada de 18 mil torcedores, e a ocupação do neste sábado chegou a 81,49% dos assentos. O número mais que dobra a média do Paulistão, de 35%. O cálculo leva em consideração o tamanho dos estádios e a porcentagem da ocupação dos lugares a cada partida.

Embora tenha batido o recorde do ano no futebol do interior paulista, a semifinal entre XV e Inter ainda ficou longe da maior ocupação da história do estádio: 27,1 mil torcedores estiveram presentes na decisão da Série A2 de 1983 (na época chamada de Segunda Divisão), entre XV de Piracicaba e Bandeirante de Birigui. Na época, não havia controle de ingressos e medidas de segurança implementados pelo Estatuto do Torcedor.

Fonte: Portal G1





Rede Paulistana TV