Secretaria de Meio Ambiente revitaliza área no bairro São Roque

Em comemoração à chegada da primavera, a Secretaria de Meio Ambiente de Americana realizou, nesta terça-feira (18), um plantio de flores com cerca de 50 pessoas da comunidade local e alunos da Casa da Criança Juriti e Escola Estadual Marcelino Tombi, ambas no bairro São Roque. O local do plantio, denominado "Nosso Jardim", fica na Rua Xingu, atrás da Escola Marcelino Tombi. Também participaram do plantio voluntários da Associação Ações Sementinhas e os alunos da Academia de ginástica Trindade.

A área, agora limpa e semeada por flores, era um local de frequente descarte de resíduos e queimadas, causando vários problemas para as unidades escolares do entorno, inclusive tendo registrado um acidente causado pela picada de escorpião em um bebê, residente nas proximidades, devido ao acúmulo de lixo e entulhos.

Dentre as espécies plantadas estão Girassóis (Helianthus annuus), Camarões (Justicia brandegeeana), Lantanas (Lantana camara), Alamandas (Allamanda cathartica), Ervas Medicinais e PANCs (plantas comestíveis não convencionais, como a Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), Taioba (Xanthosoma sagittifolium), cebolinha e salsinha.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Kátia Cristina Mansette Birke, o projeto surgiu em 2017, durante ação da Secretaria de Meio Ambiente para combater queimadas que, ao levar um trabalho educativo à Casa da Criança Juriti, os técnicos foram questionados pela coordenação do local sobre a possibilidade de se fazer ali um jardim, com a colaboração dos alunos.

A partir desse encontro foi formado um grupo de trabalho, composto por técnicos da Pasta, alunos, pais de alunos, profissionais das escolas envolvidas, bem como outros representantes da comunidade local. O grupo estabeleceu diversas parcerias, as quais possibilitaram doações de materiais, mudas e sementes que foram fundamentais para o processo de revitalização. Além do Parque Ecológico Municipal, que forneceu diversas mudas, o grupo também recebeu apoio do Parque Aimaratá, do qual obteve doações de mudas, sementes e materiais para cercar o local.

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos também colaborou com a limpeza da área e realizou a instalação da cerca com o material doado. Além disso, providenciou o nivelamento do solo, utilizando mais de 40 caminhões de terra, visando preparar a área para a formação do jardim.

A Fundação Mokiti Okada, que dentre outras atividades, pratica a agricultura natural, está implantando no local, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, uma composteira (local designado para armazenar materiais orgânicos (fezes, restos de animais e vegetais, folhas, minhocas etc) o que resultará em composto para o cultivo das plantas. As próprias escolas, envolvidas no projeto, destinarão seus resíduos orgânicos à composteira.

Segundo Kátia, no local também está sendo utilizado o reaproveitamento de alguns resíduos, como pneus por exemplo, que estão sendo usados para a confecção de vasos personalizados. Nesse caso, a arte está sendo produzida pela comunidade do bairro São Roque juntamente com pais de alunos das duas escolas.

Outros parceiros deverão se integrar ao projeto ao longo de sua execução, como é o caso da empresa Rumo, que já confirmou participação na segunda fase, que irá compreender um replantio dos girassóis, já que a planta resiste por até 12 meses. No período da manhã a empresa Rafers Limpeza realizou uma ação educativa sobre compostagem para os alunos da Casa da Criança Juriti. "O projeto Nosso Jardim foi construído por muitas mãos, agradeço a Casa da Criança Juriti e a Escola Marcelino Tombi, que acreditaram no projeto e ajudaram a transformar uma área, que recebia frequente descarte, em um lindo jardim", explicou a coordenadora.

A primeira fase do projeto compreendeu a limpeza do terreno, a instalação de cerca, a elaboração de artesanato com garrafas pets, trabalhos educativos com a população local e o plantio do jardim. Na segunda fase está previsto um novo plantio de girassol, devido a durabilidade da planta (até 12 meses), a implantação de uma composteira, que será acompanhada pela Fundação Mokiti Okada e também a efetivação de novas parcerias para instalação de um playground, bancos, mesas e cadeiras.





Rede Paulistana TV