Secretaria de Meio Ambiente faz as trilhas do parque Uga-Uga

Com área total de 100 mil m², o parque natural "Uga-Uga", na Avenida Raphael Vitta, vem tomando forma e as manutenções estão sendo feitas pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com outras secretarias municipais. Nesta segunda-feira (23), o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, reuniu-se no local com representantes do DAE (Departamento de Água e Esgoto), da GAMA (Guarda Municipal de Americana), da Unidade de Trânsito e com o presidente do COMDEMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente), João Braidotti, para estudar a seqüência dos serviços que serão feitos no parque.

Após análise e elaboração do projeto, a Unidade de Parques e Jardins iniciou a formação das trilhas de caminhada do parque que terá no total dois quilômetros de extensão e o serviço deve ser concluído em 15 dias. Em seguida, será instalado piso de saibro.

"Primeiramente nossa equipe está trabalhando na parte interna do parque e dentro de aproximadamente 60 dias os brinquedos começarão a ser confeccionados manualmente por um grupo de munícipes. O Parque é a primeira trilha urbana de Americana e todos nós estamos emprenhados em oferecer este espaço diferente e atrativo para a população", disse o secretário.

A equipe do DAE estudou a necessidade da construção de uma estação elevatória e o sistema de água do local para que não ocorra interferência no futuro. A GAMA fez um levantamento para a instalação do videomonitoramento 360º e deve apresentar o projeto em 15 dias. Já os representantes da Unidade de Trânsito também estiveram presentes e irão avaliar se haverá necessidade em reduzir a velocidade do trânsito ao redor do parque.

O "Uga-Uga" irá contar também base para grupos de escoteiros e praça de apoio com quiosques e sanitários. Entre as vantagens com a criação do novo parque estão a eliminação da área de descarte irregular de resíduos, combate a queimadas, já que o local foi alvo de vários incêndios, preservação da fauna e flora e opção de educação ambiental, lazer e cultura gratuita.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (19) 3471-7770.





Rede Paulistana TV