Saúde prorroga vacinação contra pólio e sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Atenção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, irá estender, até o dia 28 de setembro, a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. A determinação é do Ministério da Saúde e a medida foi definida esta semana, na região, pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), da Secretaria Estadual da Saúde.

A prorrogação acontece pelo fato de que o município não atingiu a meta de vacinar 95% das crianças entre 12 meses de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Em Americana, a meta atingida na campanha, até o dia 19 de setembro, foi de 89,58% para a poliomielite e 88,64% para o sarampo. Segundo a Vigilância Epidemiológica, aproximadamente mil crianças ainda precisam receber as doses.

Uma das ações para sensibilizar os pais e responsáveis será a busca ativa de faltosos, procedimento em que as UBS (Unidades Básicas de Saúde) entram em contato com os pais, visando convencê-los a levar as crianças até a unidade, para receber a dose. A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, também fará chamadas aos pais nas EMEIs (Escola Municipal de Educação Infantil) e creches municipais, como parte da estratégia de convencimento sobre a importância da vacinação.

A Vigilância Epidemiológica informa que as vacinas encontram-se disponíveis em todas as UBSs e podem ser aplicadas entre 7h30 e 16h30.





Rede Paulistana TV