Saúde promove ações do Outubro Rosa

Para comemorar o Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando diversas atividades relacionadas ao tema. Nesta sexta-feira (19), cerca de 60 funcionárias receberam orientações da Unidade de Atenção à Saúde, por meio de palestra e vídeo. O Secretário de Saúde, Gleberson Miano, fez a abertura do evento e ressaltou a importância de se fazer a prevenção.

Desde o início do mês de outubro diversos setores da Saúde vêm realizando ações pautadas na campanha Outubro Rosa. No dia 5, o Hospital Municipal realizou um encontro com funcionárias que foram orientadas pelo médico mastologista e ex-secretário de Saúde, Emerson Assis. Após o evento, o HM disponibilizou 100 mamografias, exclusivas para as servidoras do hospital. Na sede administrativa da Secretaria de Saúde também foram realizadas diversas ações de prevenção. Das 66 funcionárias que atuam no setor, 23 realizaram exame papanicolau e 12 receberam encaminhamento para mamografia.

Durante todo o mês de outubro as equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família) estão trabalhando em diversas atividades, como rodas de conversa, palestras, caminhadas, apresentações de vídeo, entre outras. Além disso, os profissionais que atuam nas unidades têm incentivado as mulheres a fazerem o exame de mamografia, cujos pedidos têm sido intensificados nas ações de rotina da rede de saúde.

O secretário destacou a importância da prevenção e esclareceu que toda a rede municipal está empenhada para realizar as orientações e promover o acolhimento das mulheres que procuram pelo serviço, bem como as que lidam diretamente com a saúde da população. "Todas as nossas unidades estão empenhadas em orientar, tanto os munícipes como os servidores (...), tudo o que a Secretaria de Saúde puder fazer, nós vamos sempre promover esses eventos para prestigiar e orientar as nossas mulheres", frisou.

Ele também aproveitou o evento para agradecer a todos os médicos que atuam na rede municipal, em referência ao Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro. "São profissionais que realmente têm um sacerdócio e uma grande importância no desempenho das atribuições da Secretaria de Saúde", ressaltou Gleberson.

O setor de diagnóstico por imagem, do Hospital Municipal, é quem realiza os exames que são encaminhados pelos médicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Quando o radiologista constata alguma anomalia, ele faz o encaminhamento para exames mais específicos, como a ultrassonografia e a biópsia, por exemplo.

Já quando a mamografia revela uma imagem de categoria quatro, considerada suspeita para o câncer, o exame é imediatamente remetido ao Núcleo de Especialidades, que faz o contato com a paciente e providencia o agendamento com médico oncologista na mesma semana.

Do início de Janeiro até o dia 19 de outubro deste ano, o Hospital Municipal realizou 1.852 mamografias para rastreamento. Somente na primeira quinzena do mês de outubro foram 193 exames realizados.





Rede Paulistana TV