Rio Piracicaba inicia abril com vazão 55% abaixo da média para mês.

O Rio Piracicaba iniciou abril com vazão e nível menores do que as médias históricas para o mês, segundo os dados da Sala de Situação do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee). Nesta segunda-feira (1º), a vazão atingiu 49,12 metros cúbicos por segundo, 55,12% abaixo do esperado para o período, que é 109,44 m³/s.

Já o nível chegou a 1,43 metro, o que representa índice 25,9% menor do que o 1,93 metro esperado para abril.

Os dados contrastam com o índice de chuvas registrado pelo Daee. Segundo a Sala de Situação, a precipitação em março superou em 6,9% a média esperada para o mês. Até 31 de março, o volume de chuva registrado no Rio Piracicaba foi de 143,25 milímetros, enquanto a média histórica é de 134,03 milímetros.

Rios da região ficam com vazão abaixo da média

O coordenador de projetos do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, José Cézar Saad, explica que a discrepância entre o nível dos rios e a quantidade da chuva é um dos fatores da mudança climática.

"Uma das consequências da mudança climática que nós estamos vivenciando, as chuvas, embora tenham acontecido na nossa bacia 20% acima da média, porém elas foram muito concentradas [de modo] muito pontual, elas escoam para o rio e o rio leva essa água toda embora muito rapidamente", explica Saad.

"Então isso ao longo do tempo provoca vazões inferiores às médias que estamos acostumados no rio", diz. Preocupação Saad afirma também que a falta de chuva dos últimos dias tem gerado preocupação, mas que há a esperança de que abril seja chuvoso.

"Nós estamos já há alguns dias sem chuvas e não era previsto de acontecer, então a gente começou a ficar realmente preocupado em razão de que a esperança era que tivéssemos chuva ainda no mês de abril durante todo o mês".

Fonte: Portal G1





Rede Paulistana TV