Professora Juliana questiona situação do transporte de estudantes em Americana

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana dois requerimentos questionando a prefeitura de Americana sobre as condições do transporte escolar e também do transporte coletivo urbano do município. Os pedidos de informações foram feitos diante do aumento no número de crianças e adolescentes retornando às aulas presenciais na cidade.

No primeiro requerimento, Juliana aponta que foi procurada por pais de alunos da rede municipal que relataram que alguns ônibus do transporte escolar estariam circulando com a capacidade máxima, o que impediria que as crianças mantivessem o distanciamento dentro dos coletivos.

“Nós relatamos os casos pontuais à secretaria de Educação informalmente, mas queremos entender qual é o cenário completo da rede municipal e se há previsão de aumentar a frota para que os ônibus circulem com menos crianças, a fim de que elas possam manter um distanciamento mínimo, já que a pandemia ainda não acabou e é preciso seguir com os cuidados”, defende a vereadora.

No requerimento, Juliana questiona se os protocolos de distanciamento estão sendo devidamente seguidos no transporte escolar, pergunta o número de alunos sendo atendidos pelo serviço e solicita informações referentes à manutenção dos ônibus e informações sobre o contrato de prestação do serviço.

Transporte urbano

No outro requerimento protocolado, a vereadora questiona a prefeitura sobre a situação do transporte urbano no momento de reabertura de comércios, serviços e escolas, sobretudo em relação à quantidade de veículos em circulação para atender às linhas, que são utilizadas pela população e também por estudantes da rede estadual que estão retornando em número maior às aulas presenciais.

“O governo do estado revogou praticamente todas as restrições, então é natural que a circulação de pessoas aumente, seja para ir ao trabalho, frequentar o comércio ou ir para a escola e universidade. Por isso, é importante saber como está a frota do transporte municipal, se está operando em capacidade máxima e se há previsão de aumentar o número de coletivos para evitar lotação, entre outros detalhes sobre esse importante serviço”, explica Juliana.

No requerimento, a vereadora questiona quantos ônibus estão em circulação; se existe previsão de ampliação da frota por conta do retorno às aulas presenciais; se há um trabalho de monitoramento da qualidade do serviço prestado pela empresa concessionária; e se existem estudos para melhorar os itinerários considerando o uso do transporte por estudantes de todos os níveis educacionais.

Os requerimentos serão discutidos e votados pelos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (19).

  • Com informações da assessoria do parlamentar




Rede Paulistana TV