Prefeitura requalifica moradia de família no Jardim Ernesto Kühlc

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Habitação e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Casa das Famílias, concluiu em julho a requalificação da casa de uma família de alta vulnerabilidade do Jardim Ernesto Kühl. A estrutura da casa, segundo a pasta, estava comprometida, o que colocava em risco a segurança dos moradores. Por meio do programa de Assistência Técnica, a família pode ser atendida em uma ação que contou com o apoio do Aluguel Social, benefício concedido pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), por meio do Programa Assistencial de Benefícios Eventuais. “Por meio de projeto de reforma e acompanhamento de obra realizados pela equipe técnica do Departamento de Desenvolvimento Habitacional da secretaria, pudemos oferecer para a família, uma moradia digna, onde foram atendidos todos os critérios de habitabilidade, como: segurança estrutural, iluminação e ventilação adequadas”, explicou a secretária da pasta, Marcela Siscão.

Para a reforma foram utilizados pela família materiais destinados à doação, por se tratar de alta vulnerabilidade social e de pessoa idosa. Na ação, foram envolvidos a Olaria Ecológica, de onde foram doados os tijolos de solocimento produzidos por contrapartida por outras famílias inseridas no programa, e o Banco de Materiais, de onde foram doados portas, janelas, louças, metais sanitários, pisos e revestimentos cerâmicos. Na estrutura do telhado foram utilizados perfis metálicos fabricados a partir da reutilização de postinhos de sinalização de rua descartados.

Oficina do Programa de Assistência Técnica, o Banco de Materiais é alimentado por doações de munícipes ou de empresas do ramo de construção civil, além de coletas realizadas em Ecopontos. “Com essa iniciativa também foi possível aumentar o ciclo de vida útil de diversos materiais que seriam descartados, promover a distribuição social de excedentes e, através de criatividade, boa vontade, união de forças e muito trabalho, contribuir para a manutenção de uma cidade mais sustentável, justa e humana”, disse Marcela.





Rede Paulistana TV