Prefeitura de Nova Odessa conclui licitação para laboratório

Faltando mais de dois meses para o fim do contrato emergencial, a Prefeitura de Nova Odessa já concluiu a licitação da empresa que ficará responsável pela realização, de forma definitiva, dos exames de análises clínicas solicitados pelos médicos aos pacientes da rede pública de saúde e também para atuar dentro do Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia. Trata-se do Laboratório Indaiatuba J.A. Ltda, o mesmo que já vinha atuando de forma emergencial no município. A licitação terá validade por 60 meses e o atendimento continuará sendo feito normalmente na Rua Aristides Bassora, 302, bem em frente ao Hospital e ao lado do Cartório Eleitoral.

“Felizmente, conseguimos concluir a licitação bem antes do prazo de vencimento do contrato emergencial. Isso demonstra agilidade e também transparência”, salientou o secretário de Administração, Julio César Camargo. O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, frisa que a manutenção dos serviços pelo mesmo laboratório traz benefícios à população, pois já existe toda uma estrutura montada. “O laboratório que vinha prestando o serviço emergencialmente participou da licitação com outras empresas e venceu o processo. Na ocasião, demos um passo muito importante, que foi agilizar a contratação emergencial deste novo laboratório para atender os pacientes da rede pública aqui de Nova Odessa. Agora, temos ainda mais tranquilidade para trabalhar”, disse Cocato.

O laboratório tem quatro salas de coleta, uma sala para mulheres que precisam realizar exames ginecológicos e uma sala de descanso para exame de curva glicêmica, que leva três horas para ser concluído, além de salas de espera. “A estrutura deste novo laboratório nem se compara com o antigo”, lembrou o secretário. Uma novidade para os pacientes com o novo laboratório é que eles próprios podem retirar o resultado do exame pela internet. Assim que faz a coleta, o paciente recebe um cartão com o endereço eletrônico e a senha. Mas aqueles que quiserem, podem retirar o resultado impresso no laboratório também. “Os médicos e a equipe de enfermagem do hospital também tem acesso aos resultados de forma on-line”, completou o secretário.

ENTENDA O CASO. O Laborteck, que vinha prestando esse serviço ao município, teve o contrato rescindido unilateralmente em julho e foi multado pela prefeitura. A decisão foi tomada depois que a Administração abriu processo administrativo para apurar a interdição do laboratório, determinada pela Vigilância Sanitária, depois que algumas incorreções técnicas de responsabilidade do contratado foram identificadas.

Cocato, explicou que, ao mesmo tempo em que determinou a abertura de processo administrativo para apurar o ocorrido em relação as obrigações do contrato com o Laborteck, cobrou explicações do laboratório, exigindo que a empresa regularizasse a situação o mais rápido possível. “A demora por parte do laboratório em solucionar as incorreções técnicas apontadas pela Vigilância Estadual deixou claro que o contrato não tinha como ser retomado. Sempre estivemos acompanhando essa situação de perto, desde o momento em que fomos comunicados deste problema”, disse o titular da pasta.

Diretoria de Comunicação





Rede Paulistana TV