Prefeitura apresenta ao Hospital Estadual de Sumaré projeto da Base de Excelência da Mulher

A Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade de Sumaré realizaram na manhã desta segunda-feira, dia 24 de setembro, uma reunião no Hospital Estadual de Sumaré (HES) para apresentar aos coordenadores do hospital o projeto da Base de Excelência da Mulher (BEM) e explicar como a unidade beneficiará não só a população sumareense, mas também tende a diminuir significativamente a demanda por vagas no HES.

“Esse encontro foi importante para que, juntos, a Prefeitura e a Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, que estão à frente da implantação da Base de Excelência da Mulher, estabeleçam um diálogo e um fluxo correto com o hospital. Assim que tiverem início, os atendimentos da nova unidade conseguirão atender a casos de média complexidade, o que fará com que a demanda no HES seja diminuída, abrindo, assim, vagas para os casos mais graves. Todos ganharão com essa iniciativa”, comentou o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti.

A BEM será instalada ao lado do Ambulatório de Especialidades Médicas, região central, e é um espaço de atendimento exclusivo às mulheres, proporcionando maior privacidade, conforto e acompanhamento diferenciado para as pacientes, com foco na prevenção. Por meio da parceria com a São Leopoldo Mandic, o local irá realizar atendimento ginecológico, pré-natal, além de encaminhamentos para exames como mamografia.

Participaram do encontro o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti, e a colaboradora do Fundo Social de Sumaré, Thais Almeida, além de representantes da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic e do HES.

“Essa importante parceria com a São Leopoldo Mandic tem como objetivo humanizar a Saúde de Sumaré – neste caso, oferecendo um atendimento especializado às mulheres. Temos cerca de 170 mil moradores dependentes do SUS (Sistema Único de Saúde) e, desse total, cerca de 60% são mulheres. Por isso, nossa intenção é criar um ambiente exclusivo para elas, para que sejam acolhidas com carinho e privacidade. O HES continuará sendo a referência para casos de alta complexidade, na realização de partos, mas casos de menor gravidade poderão ser tratados dentro da BEM”, disse o prefeito Luiz Dalben.

“Nosso foco é trabalhar principalmente com a prevenção, evitando que as mulheres tenham de ser hospitalizadas. Na Base de Excelência, o público feminino receberá não apenas o atendimento em saúde, mas também psicossocial, para que se sintam acolhidas e seguras”, explicou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.

A previsão é que a BEM seja inaugurada no próximo mês.





Rede Paulistana TV