Obras de passagem de pedestres na linha férrea estão em andamento

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, está executando obras de passagem de nível em 12 pontos da linha férrea que cruza a cidade em diversos bairros. O objetivo é controlar a passagem para dar mais segurança aos pedestres que precisam atravessar pelos trilhos.

A medida foi determinada pelo Ministério Público Federal (MPF), a ser executada pela Prefeitura de Campinas e a empresa ferroviária Rumo. O custo total está estimado em cerca de R$ 1,3 milhão. “Essa medida oficializa o local como passagem de segurança para os pedestres que precisam atravessar a linha férrea”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

As passagens são de concreto, com iluminação e há pavimento asfáltico entre os trilhos. Algumas delas, quando há algum tipo de inclinação no terreno, podem ter corrimão. Nesses pontos, os trens passam mais lentamente e apitam, para avisar da proximidade.

Das 12 passagens previstas, três estão concluídas, nas regiões do Jardim Carlos Lourenço, da Vila Itália e do Jardim Pacaembu - esta próxima à Avenida Lix da Cunha. Quatro, na região do Jardim Florence, estão em fase final de obras. As obras tiveram início há pouco mais de um ano.

As outras cinco obras a serem iniciadas serão nas regiões do Jardim Rossin, Jardim Tamoios, Jardim Carlos Lourenço e Ponte Preta.





Rede Paulistana TV