Movimento “Outubro Rosa” tem início em S.Bárbara

Ações intensificadas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou nesta segunda-feira (1) as atividades do Movimento “Outubro Rosa” no Município. A iniciativa será realizada durante todo o mês com a oferta de diversos serviços gratuitos relacionados à Saúde da mulher.

Nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e no Centro de Referência em Saúde da Mulher serão realizadas solicitações de mamografia e coleta de papanicolaou, entrega de materiais informativos e Salas de Espera Ativa alusivas ao tema, além de decoração especial. Os demais setores da Saúde também estarão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.

“O Movimento Outubro Rosa já faz parte do calendário de atividades da Secretaria de Saúde e é uma campanha que se fortalece a cada ano. Mais do que aumentar a oferta de exames durante este mês, o principal objetivo da iniciativa é despertar cada vez mais a atenção das mulheres para os cuidados com a saúde, mostrando onde e quando elas devem procurar os serviços ofertados pelo SUS durante todo o ano”, destacou a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

Em Santa Bárbara d’Oeste não há fila para exames de mamografia. Neste ano, a Secretaria de Saúde realizou 3.402 mamografias e 3.332 exames coletas de papanicolaou - de janeiro a setembro. Os casos positivos são encaminhados para investigação mais aprofundada e tratamento no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) da Unicamp.

Para ter acesso aos serviços, basta comparecer à unidade mais próxima da residência ou ao Centro de Referência em Saúde da Mulher (Rua XV de Novembro, 1.157 – Centro) e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.

Nova Avenida Corifeu rosa

Um dos cartões postais mais belos de Santa Bárbara d’Oeste, a Avenida Corifeu de Azevedo Marques ganhará o tom “rosa” a partir da noite desta sexta-feira (5). Para conscientizar a população sobre o tema e reforçar as ações na cidade, os 130 postes de iluminação das calçadas de ambos os lados da Avenida passará a ser rosa.





Rede Paulistana TV