Limeira é representada em Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Paulo Trigo, participou na última semana do 20º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que ocorreu em Florianópolis (SC). Limeira é membro do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), um dos mais antigos e ativos do Brasil. São mais de 200 comitês em todo o País. O objetivo principal do Encob 2018 é reunir todo o segmento voltado à gestão integrada e participativa no processo de descentralização das ações de gestão dos recursos hídricos do Brasil.

Para Trigo, foi um momento muito importante, de troca de experiências. “É fundamental poder ter contato com outros municípios, compartilhando nossas dificuldades e conquistas.” O secretário conta que as questões em pauta para a região de Limeira são a manutenção e produção de água, por meio de preservação e reflorestamento de matas ciliares. “Vimos que muitos municípios ainda estão centrados na discussão do saneamento básico, o que já superamos em Limeira”, frisou.

Durante os cinco dias do evento, ocorreram mais de 25 atividades diferentes, entre elas palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de casos. Houve mais de 100 colaboradores, incluindo palestrantes nacionais e internacionais, representantes de usuários de água, da sociedade civil e de órgãos governamentais, bem como de integrantes dos comitês de gerenciamento de bacia hidrográfica, federais e estaduais.





Rede Paulistana TV