Juninho Dias apela ao governo do estado por mais investimentos na saúde para tratamentos oncológicos

O vereador Juninho Dias (MDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma moção de apelo ao governo do Estado de São Paulo pedindo a ampliação dos investimentos na saúde pública, em especial nos tratamentos oncológicos.

No documento, o parlamentar lembra que Americana, com mais de 200 mil habitantes, não conta com um núcleo de atendimento oncológico municipal e que a espera pelo atendimento, que antes era de 30 dias entre o encaminhamento e a consulta, passou para mais de 90 dias. Os atendimentos ocorrem via sistema CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), que recebe o encaminhamento da secretaria municipal de Saúde e direciona às vagas existentes no estado.

“Com esse intervalo maior entre o encaminhamento e o agendamento de consulta, o início do tratamento também se posterga e, com isso, lamentavelmente têm ocorrido mortes à espera do atendimento, o que é inaceitável. É compreensível a dificuldade que o sistema de saúde tem enfrentado em razão da Covid-19, mas não podemos permanecer inertes às demais necessidades da população que depende da atuação do poder público para garantir seu direito à saúde”, destaca Juninho.

A moção será discutida e votada pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que acontece nesta quinta-feira (22).





Rede Paulistana TV