Idosos terão semana de orientações jurídicas sobre direitos e cidadania

O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) fará em Rio Claro neste mês a primeira Semana de Atendimento ao Idoso. O Cejusc é especializado em atendimento ao público para a solução de conflitos na esfera judiciária e em orientação sobre cidadania. A semana especial dedicada aos idosos, marcada para 17 a 21 de setembro das 10 às 16 horas, tem apoio da prefeitura, que cedeu o Auditório 1 do Núcleo Administrativo Municipal (NAM) para a atividade.

A iniciativa é voltada a todas as pessoas a partir de 60 anos. O atendimento será gratuito e inclui designações de audiências pré-processuais, orientações sobre cidadania, encaminhamentos a órgãos públicos como Juizado Especial Civil, Procon, Juizado da Fazenda Pública, Poupatempo e INSS, e atendimento nas áreas dos direitos civil, da família, do consumidor e tributário.

O juiz coordenador do Cejusc Rio Claro, Wagner Carvalho Lima, observa que o país está envelhecendo e que são as ações de hoje que vão garantir no futuro um país com melhores condições de vida para os idosos. “Temos que olhar e agir com mais atenção para com os idosos e garantir vida digna a essas pessoas, com melhor assistência nos aspectos pessoal, afetivo, de saúde, educação e todos os demais”, salienta o Dr. Carvalho Lima, que é juiz da 1ª Vara da Família e Sucessões.

Uma série de atividades paralelas está sendo preparada pelos organizadores para o público da primeira Semana Cejusc de Atendimento ao Idoso, que deverá ter aferição de pressão arterial e procedimentos estéticos gratuitos. O Procon e a Defensoria Pública devem ter equipes fazendo atendimento e orientações durante o evento.

“Essa iniciativa também tem o objetivo de ampliar a divulgação do Cejusc entre a comunidade”, esclarece o chefe judiciário do Cejusc, Carlos Rogério Guolo. “A terceira idade geralmente tem dificuldade para encontrar orientação em temas relativos aos seus direitos e, com essa semana dedicada a ela, vamos ao mesmo tempo auxiliar e conhecer melhor as necessidades desse público”, comenta.

O secretário dos Negócios Jurídicos da prefeitura, Rodrigo Ragghiante, destaca o público-alvo escolhido pelo Cejusc para esse atendimento especial. “É uma iniciativa muito válida, que reafirma o empenho do Cejusc em facilitar o acesso à Justiça para o cidadão, especialmente o idoso”.

O Cejusc existe em Rio Claro há seis anos e hoje conta com 19 conciliadores. Fica na Rua 7, 830, segundo andar, entre as avenidas 5 e 7, Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas. O telefone é 3524-4722, ramal 246.

Já o Núcleo Administrativo Municipal (NAM), onde será realizada a primeira Semana Cejusc de Atendimento ao Idoso, de 17 a 21 de setembro, no Auditório 1, fica na Rua Dr. Eloy Chaves, 3265, Alto de Santana.





Rede Paulistana TV