Homens a partir dos 50 anos são público-alvo da campanha de prevenção ao câncer de próstata

Começa nesta quarta-feira (1º) a campanha de conscientização e prevenção contra o câncer de próstata, o Novembro Azul 2023. A iniciativa é voltada a homens de 50 anos ou mais e de 45 a 50 anos, que tenham casos da doença entre familiares de primeiro grau. No município, a campanha é uma parceria da Prefeitura de Limeira, Fundo Social, Alicc, Santa Casa e Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

Para participar, basta que os homens dessa faixa etária procurem o Laboratório Municipal ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para coletar o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). O exame é coletado a partir de uma amostra de sangue. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, em caráter excepcional, apenas no período de campanha.

Durante a vigência da campanha, que vai até 30 de novembro, não é necessário pedido médico e nem agendamento para o procedimento. Basta procurar a equipe de enfermagem das unidades e apresentar documento de identificação com foto e Cartão SUS.

A Secretaria de Saúde destaca que, para fazer o exame, é necessário seguir um preparo rigoroso. Confira, a seguir, todas as recomendações:

  • Não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;

  • Não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;

  • É necessário aguardar quatro dias, caso o paciente tenha feito exame médico de toque retal ou sondagem uretral;

  • Após colonoscopia, aguardar no mínimo 15 dias;

  • Após biópsia de próstata, esperar 30 dias.

INCIDÊNCIA

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Foram 71.730 novos casos em 2022, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Quanto ao número de mortes, foram 16.301 em 2021, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer - SIM. É considerado o câncer da terceira idade, pois cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Em sua fase inicial, apresenta evolução silenciosa, pois muitos pacientes não manifestam nenhum sintoma. E quando apresentam, eles são muito parecidos aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite), e muitas vezes, acabam sendo ignorados. Na fase avançada, pode provocar dores ósseas, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Todas as informações sobre o Novembro Azul estão disponíveis no site da prefeitura, pelo link: www.limeira.sp.gov.br/novembro-azul

FONTE SITE PM LIMEIRA





Rede Paulistana TV