Guarda Civil usa teatro para orientar crianças sobre trânsito seguro

Com mais de mil crianças atendidas em menos de dois meses, a prefeitura de Rio Claro está intensificando as ações de educação no trânsito com nova abordagem do programa Guarda Educacional, o Geduc. As novas atividades teatrais começaram no dia 8 de junho e têm chamado muito a atenção dos estudantes pelo teor lúdico e colorido das apresentações. “Educar e conscientizar as crianças sobre o trânsito é fundamental para que no futuro tenhamos condutores responsáveis”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, elogiando o trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal.

As apresentações teatrais são encenadas para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. As encenações falam da importância de dirigir com responsabilidade, prevenção a acidentes, uso de capacete, cinto de segurança e faixa de pedestres. Além disso, as orientações incluem assuntos diversificados, como os perigos do cerol. “As crianças são excelentes multiplicadores e levam essas informações para pais e familiares”, salienta o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba.

Nesse período de dois meses o teatro do Geduc foi realizado nas escolas Jovelina Morateli, Armando Grisi e Escola Agrícola, além da ONG Núcleo Artevida e o centro de convivência Residencial das Flores.

A educação no trânsito não é a única abordagem do Geduc. Outro importante trabalho de orientação é voltado à prevenção ao uso de entorpecentes, na série de atividades chamada “Drogas, não entre nessa”.

As palestras do Geduc são realizadas pelas guardas civis Gláucia Mayer e Rosângela Ratky. Nas atividades teatrais, elas contam com o apoio dos guardas civis Sérgio Ortiz, Patrícia Telles e Luciana Rodrigues. O Geduc atende as escolas municipais, estaduais e particulares. As solicitações de agendamento podem ser feitas geducrioclaro@gmail.com ou pelo telefone 3522-2277.





Rede Paulistana TV