Gualter questiona plantões à distância no Hospital Municipal

O vereador Gualter Amado (Republicanos) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre escala de plantão presencial e à distância de médicos que trabalham no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”.

No documento, o parlamentar relata que tem visitado frequentemente o hospital e verificado que diversas especialidades médicas têm realizado o trabalho de plantão à distância. Gualter destaca ainda que nos últimos dias, fiscalizando a escala de trabalho, verificou que diversos profissionais estavam escalados nesta modalidade, tendo que cumprir a carga horária fora da unidade.

“Considerando que existem entendimentos diversos quanto à legalidade desse tipo de trabalho, para sanar minhas dúvidas e também daquelas pessoas que utilizam o sistema público de saúde, fizemos questionamentos a respeito do modelo que vem sendo adotado”, afirma o autor.

No requerimento, Gualter questiona se a remuneração dos plantões à distância será proporcional ou integral nos salários. Pergunta também qual a distância máxima que o profissional pode ficar do hospital; como é feito o controle; qual o limite de tempo para retornar presencialmente quando requisitado, e se, durante a escala à distância, o médico pode exercer a profissão em outro local. Questiona ainda o embasamento jurídico que sustenta a implantação do plantão à distância.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que acontece nesta quinta-feira (7).





Rede Paulistana TV