Febre maculosa: Meio Ambiente reúne órgãos do município e do Estado em busca de solução

A Secretaria do Meio Ambiente de Americana segue tentando encontrar soluções para encerrar o surto de febre maculosa em Americana e, nesta quinta-feira (23), realizou no Paço uma reunião com o Dr. Celso de Souza, veterinário da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), Monique Silva Pereira, técnica do Defau (Departamento de Fauna), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, profissionais da área de saúde e pessoas que têm contato com questões ambientais.

O grupo debateu sobre o controle de população de capivaras na cidade, já que o animal é o principal hospedeiro do carrapato-estrela, que transmite a doença.

A convite do secretário do Meio Ambiente, Odair Dias, o veterinário esteve pela primeira na cidade esclarecendo dúvidas dos participantes e acredita que se houver uma busca por atendimento médico rápido é possível evitar casos de morte. Americana registrou nove óbitos somente neste ano. "Agradeço pelo convite e pela oportunidade em disseminar informações sobre essa doença perigosa. Quanto mais debatermos a prevenção, teremos mais ações e a população fica mais atenta. A febre maculosa é confundida muitas vezes com uma gripe e tem evolução rápida", alertou Dr. Celso.

"Pessoas estão morrendo de febre maculosa e isso não pode continuar. Estamos reunindo profissionais altamente capacitados da região, envolvendo órgãos do Estado e do município para que juntos possamos atingir o objetivo o mais breve possível", afirmou o secretário Odair.

De acordo com o veterinário, a maioria das pessoas não vêem o carrapato e é preciso ter cuidado para tirá-lo do corpo. Não é correto espremer ou atear fogo no animal. "Assim que vir o carrapato, tire com cuidado do corpo e procure por um médico infectologista", afirmou Dr. Celso.

Dr. Arnaldo Gouveia, médico infectologista do Hospital Municipal "Dr. Waldemar Tebaldi", ficou impressionado e enalteceu a reunião. "Foi extremamente produtiva e pessoas com alto nível de conhecimento conseguiram explicar medidas que realmente funcionam. Com certeza eles responderam dúvidas de várias pessoas presentes".

Na próxima semana, haverá nova reunião técnica para os envolvidos apontarem as ações a serem realizadas em cada área de risco.

Participaram da reunião o secretário de Saúde, Gleberson Miano, representantes do GPA (Grupo de Proteção Ambiental), Corpo de Bombeiros, COMDEMA, vereadores, servidores municipais e representantes de moradores das praias Azul e Namorados e Assentamento Milton Santos.





Rede Paulistana TV