Covid-19: Pfizer entrega 1 milhão de doses da vacina ao Brasil nesta terça

A farmacêutica americana Pfizer entrega, nesta terça-feira (20), mais 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 ao Brasil. Será o 1º dos 13 voos com imunizantes anunciados pela companhia até 1º de agosto. A aeronave que decola de Miami (EUA) deve chegar ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), no período da noite.

Até o momento a companhia entregou 22 lotes ao país, totalizando 17 milhões das 200 milhões de doses contratadas pelo governo federal. A farmacêutica diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

Segundo a Pfizer, além da entrega de 13 milhões até 1º de agosto, a operação será intensificada até setembro, com previsão de chegada de quase 70 milhões de doses no período.

As doses enviadas ao Brasil são produzidas na fábrica da Pfizer em Kalamazoo, no Michigan (EUA).

No dia 20 de junho, a Pfizer enviou ao Brasil o primeiro lote de doses da vacina por meio do consórcio global Covax Facility. A entrega foi de 842 mil imunizantes.

A Pfizer utilizou o Aeroporto de Viracopos para todas as entregas ao Brasil até agora. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo país em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A logística de entrega das doses ao governo federal conta com segurança da Polícia Federal. Equipes acompanham o desembarque em Viracopos e escoltam o transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).





Rede Paulistana TV