CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS E CRECHES COMEÇA EM SETEMBRO

A Caixa Econômica Federal firmou contrato com a Infratécnica Engenharia e Construções Ltda para a construção de uma escola e uma creche-escola no Residencial Ypê Amarelo e uma creche junto ao Pantanal I e II. O valor do investimento é de R$ 9,6 milhões. As obras começam em setembro.

O contrato foi assinado nesta quarta-feira, dia 29, pela superintendente regional da Caixa, Cecília Bonfim, e o sócio-diretor da Infratécnica, Roberto Latorraca Lima, em Piracicaba. O chefe do Gabinete do Prefeito, Bruno Franco de Almeida, representou o prefeito Walter Caveanha, que cumpria outro compromisso em São Paulo.

Caveanha subscreveu o contrato como interveniente porque as áreas institucionais para as três edificações foram cedidas pelo Município. Sediada em Franca, a Infratécnica foi contratada depois de selecionada em primeiro lugar por meio de chamamento público.

Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Luís Henrique Bueno Cardoso, cinco empresas se interessaram pelo chamamento, mas apenas duas participaram. A Infratécnica foi indicada em primeiro lugar porque atendeu todos os requisitos técnicos.

O prazo contratual para o término das obras é de um ano, mas há possibilidade de que sejam concluídas por volta de julho. Segundo Roberto Latorraca Lima, na próxima semana haverá uma reunião técnica para decidir qual das construções começará primeiro.

A área destinada à creche dos condomínios Pantanal I e II é mais plana e exige menos serviço de terraplenagem, sendo provável que, por isso, as obras comecem por ela. A do Ypê Amarelo acompanha o declive natural da topografia do bairro e terá de ser nivelada.

Em face da possiblidade de que as obras sejam concluídas antes do prazo, os supervisores de Ensino Renata Dias Bizigato e Paulo Paliari, que acompanharam Bruno Franco de Almeida, foram orientados a provisionar concomitantemente os equipamentos necessários para o funcionamento das três unidades.

A escola de Ensino Infantil e Fundamental, padrão FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) será construída no Residencial Ypê Amarelo para atender os moradores das 1.400 casas entregues em janeiro de 2017. O projeto tem capacidade para 780 alunos em dois turnos ou 390 em período integral.

Uma das duas creches será construída também no Residencial Ypê Amarelo. Será do Tipo 1 do Projeto Proinfância, com capacidade para atender 376 crianças em dois turnos ou 188 em período integral. Será uma creche-escola, integrando CEI (Centro de Educação Infantil) com EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil).

A segunda creche, do Tipo 2, para 188 alunos em dois turnos ou 94 em período integral, será edificada no bairro Pantanal do Engenho Velho para atender não só o Pantanal I e II, mas também moradores do Residencial “Moacir Guzoni”, do Jardim Imperial e das Chácaras Santa Felicidade.

Os recursos financeiros para a execução das obras são provenientes do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). O chamamento público para a contratação da construtora está previsto em legislação federal, portarias do Ministério das Cidades e demais normas regulamentadoras do Programa Minha Casa Minha Vida.





Rede Paulistana TV