Comitê de Aleitamento reúne 200 servidores em capacitação

O Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, em parceria com o Ceprosom e a Câmara de Vereadores de Limeira, realizaram ontem (16) e hoje (17) uma capacitação sobre o tema “Agente Amigo do Peito – Apoiador da Amamentação”. Participaram do evento, sediado no plenário da Câmara, aproximadamente 200 servidores, entre agentes comunitários de saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem da prefeitura e monitores do programa “Criança Feliz”, do Ceprosom. A abertura da capacitação coube ao secretário de Saúde, Vitor Santos, e a vereadora Erika Tank - que também integra o Comitê.

Médico otorrinolaringologista, Vitor Santos ressaltou que a amamentação reduz significativamente a frequência de doenças respiratórias, além de fortalecer o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. “A proposta de disseminar a prática da amamentação está em sintonia com as diretrizes da Secretaria de Saúde e do plano de governo do prefeito Mario Botion, que é atuar na prevenção”, frisou.

Erika Tank deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre o processo de criação do Comitê em 2016 – a partir de um projeto de lei de sua autoria que recebeu colaboração da médica neonatologista da Santa Casa, Soraia Drago Menconi. “Agradeço também ao prefeito Mario Botion que regulamentou essa lei e deu oportunidade de trabalharmos em prol da amamentação”, frisou.

A importância da realização do primeiro curso de capacitação por parte do Comitê foi destacada pela neonatologista. “Essa iniciativa reúne profissionais capacitados e imbuídos de muita vontade e determinação para transmitir seus conhecimentos para outros profissionais, provocando assim, o início da formação de uma rede de apoio ao aleitamento materno”, afirmou Soraia.

A médica também avaliou positivamente as parcerias para a realização dos trabalhos do Comitê. “Essa rede será capaz de mudar a história de nossa cidade, diminuindo a mortalidade, fortalecendo vínculos, auxiliando na estrutura familiar e tornando nossas crianças, jovens e adultos pessoas mais saudáveis”, complementou.

A capacitação abordou vários tópicos pertinentes ao tema. Soraia falou sobre “A anatomia e fisiologia do aleitamento”, “A amamentação e o vínculo ‘Mãe Bebê’”, “A importância da amamentação”, “Duração e intervalo das mamadas” e “Os desafios da amamentação”. Outros assuntos tratados foram: “O papel do Banco de Leite” e “Como armazenar e transportar o leite materno” (Adriana Bayeux da Silva, responsável pelo Banco de Leite da Santa Casa); “Como abordar a família sobre a amamentação” e “O vínculo da equipe de saúde com a mãe e o bebê” (Mariana Valente, enfermeira e coordenadora da Unidade Básica de Saúde Nova Suíça); “Aspectos nutricionais da amamentação” e “Dúvidas relacionadas ao aleitamento” (Lilia Maria Alves Gomes, nutricionista da Secretaria de Saúde); “Programa Criança Feliz” (Leia Serrano, diretora de Proteção Social do Ceprosom).

Também compareceram à abertura do evento, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, e os vereadores Wagner Barbosa e Marco Antonio Xavier.





Rede Paulistana TV