Cetesb libera continuidade do despejo de lixo no aterro de Limeira por mais cinco anos

A Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) liberou o despejo de 210 toneladas de lixo por dia até maio de 2024 no aterro de Limeira (SP). Após esse prazo, a prefeitura deve executar o projeto de encerramento do aterro e garantir a manutenção do controle ambiental.

A nova licença, emitida em 3 de maio, permite que a prefeitura faça o alteamento das fases 2 e 2B. Na prática, o lixo será depositado sobre o montante que já foi deixado no local desde 1992.

O aterro recebeu a primeira licença de funcionamento em 1984, quando a prefeitura iniciou fase 1. Em 1992, o local chegou a capacidade máxima e os resíduos passaram a ser depositados em uma área ao lado, o que deu início a fase 2.

Em janeiro de 2013 a prefeitura começou a fase 2B e, agora, a nova licença permite a sobrevida do aterro com o depósito sobre o lixo já mantido nas fases 2 e 2B.

Segundo a Cetesb, o aterro sanitário está dentro das normas. "Nas inspeções realizadas periodicamente, a Companhia não verificou irregularidades na operação do aterro", informou em nota.

Fase 3 A opção para a prefeitura é utilizar uma área próximo ao Horto Florestal para dar início à fase 3 do aterro municipal. A área, no entanto, está ocupada por famílias desde julho do ano passado.

O movimento chegou a deixar a área após uma decisão judicial, mas retornou entre agosto e setembro. Em nota, a prefeitura informou que "aguarda o parecer jurídico sobre a titularidade da área da futura Fase 3 do Aterro Sanitário, localizada em frente ao atual aterro, para dar continuidade ao licenciamento junto à Cetesb".

Fonte: Portal G1 ampinas





Rede Paulistana TV