Banco de Alimentos é destaque na Semana Mundial de Alimentação

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a Secretaria de Agricultura firmou parceria com várias Pastas Municipais, a fim de promover uma extensa programação voltada à Semana Mundial de Alimentação, a partir de ações originadas pelos serviços prestados pelo Banco de Alimentos.

O objetivo do órgão municipal é a arrecadação de alimentos provenientes de doações e o combate ao desperdício. A partir de agora, caberá ao Banco de Alimentos a triagem dos produtos alimentícios que são distribuídos para dezenas de entidades assistenciais e à população carente no município em situação de risco e vulnerabilidade social.

Localizado na rua Sergipe, 141, no Jardim Saúde, a instituição alimentar detém a estrutura adequada para o recebimento de diversas espécies de gêneros alimentícios.

Para a conscientização da população quanto à importância do combate ao desperdício de alimentos, o enfrentamento à fome e o estímulo à solidariedade, a Semana Mundial de Alimentação terá palestras, oficinas de panificação artesanal, apresentações culturais e encontros informativos no CIS (Centro de Inclusão Social) e na Feira Noturna.

Para participar dos eventos no CIS, os interessados poderão efetivar a inscrição até a próxima segunda-feira (15), das 8h00 às 16h00, na avenida Adib Chaib, 2250 – ao lado do Espaço Cidadão.

Programação no CIS - “Dia Mundial da Alimentação”

Data Eventos Palestrante Horário Local
16/10 Rotulagem e rastreabilidade na cadeira produtiva de frutas, legumes e verduras Carlos Antônio Pereira (gerente do Sindicato Rural de Mogi Mirim) 13h30 às 14h30 CIS
16/10 Orientações de boas práticas e segurança alimentar Técnicos da Vigilância Sanitária 14h30 às 16h30
17/10 Curso de panificação (padaria artesanal) Profª. Iracema Amaral 13h00 às 16h00 --

Também na quarta-feira (17) a tradicional Feira Noturna terá uma diversificada programação com orientações sobre alimentação saudável e procedimentos de saúde, atrações culturais, além da divulgação do projeto de abastecimento alimentar do Banco de Alimentos.

Programação na Feira Noturna - “Dia Mundial da Alimentação”

Data Eventos Pastas participantes Horário Local
17/10 Orientações de alimentação saudável e desperdício de alimentos Técnicos das Secretarias de Educação e Saúde 18h00 às 21h00 Feira Noturna
Ações do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) Equipe da Secretaria de Educação
Orientações e procedimentos de Saúde Técnicos de enfermagem da Secretaria de Saúde
Amostra de plantas alimentícias não-convencionais Profissionais da Secretaria de Agricultura
Programa Banco de Alimentos Secretaria de Agricultura
Secretaria de Assistência Social
Fundo Social de Solidariedade
Apresentação ONG “Presente da Alegria” Secretaria de Cultura e Turismo
Participação da fanfarra da EMEB Prof. Jorge B. Stella Secretaria de Cultura e Turismo
Secretaria de Educação --

A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, através do Banco de Alimentos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Cultura, bem como o apoio do Sindicato Rural de Mogi Mirim e da ONG “Presente da Alegria”.

Dia Mundial da Alimentação?

O dia 16 de outubro marca a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945. A data é comemorada com atividades em todo Brasil e, por esta razão, foi transformada em Semana Mundial da Alimentação. Tem como objetivo debater e divulgar a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).





Rede Paulistana TV