AMAMENTAÇÃO É O FOCO DO “AGOSTO DOURADO”

Começou no dia 1º, quarta-feira, a programação especial focada para o “Agosto Dourado”, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação. Em Mogi Guaçu, as unidades básicas de saúde estão promovendo diversas ações para envolver a comunidade com o tema.

A abertura ocorreu na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Ypê II. As ações serão promovidas ao longo do mês pela Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu nas unidades básicas e PSFs (Programas Saúde da Família). O tema do programa deste ano é “Aleitamento Materno: Alicerce da Vida”.

A amamentação exclusiva até os seis meses, sem a oferta de água, por exemplo, previne doenças e reduz a mortalidade infantil. Crianças alimentadas com leite materno até 2 anos também desenvolvem, em média, mais inteligência, e têm maior escolaridade e renda.

Os postos de saúde receberam material de divulgação sobre o “Agosto Dourado”, com divulgação sobre o programa “Acolhe Mamãe Bebê Guaçuano”. Ao longo do mês haverá teste de pezinho, vacinação da mamãe e do bebê, apoio ao aleitamento materno, consulta pediátrica e ginecológica, teste de orelhinha, retirada de pontos e avaliação de crescimento, desenvolvimento e do coto umbilical.

Nesta terça-feira, dia 7, a partir das 13h30, ocorre roda de conversa e palestra com a técnica de enfermagem Silvia Regina Rodrigues Faria, no auditório da Secretaria de Saúde. No dia 10, às 8h30, haverá a mesma programação, com roda de conversa e palestra.





Rede Paulistana TV