31ª Feira das Nações de Santa Bárbara acontece a partir desta sexta-feira (10)

Mais uma vez o Complexo Usina Santa Bárbara receberá uma programação diversificada e com entrada gratuita para todas as idades. A 31ª Feira das Nações de Santa Bárbara d’Oeste acontecerá nesta sexta-feira (10), sábado (11) e domingo (12), com shows musicais, intervenções circenses, espetáculos teatrais e apresentações de dança, tendo atrações principais Dudu Nobre, Melim e Maria Cecília e Rodolfo; respectivamente. Todas as informações podem ser acessadas no site culturasbo.com/feiradasnacoes

Serão mais de 28 horas de muita cultura, ambiente familiar, economia criativa, solidariedade, sustentabilidade e gastronomia em quatro palcos “Nações”, “Tradições”, “Armazém das Artes” e “Culturas”, além de duas ilhas de alimentação, acesso para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e estacionamento gratuito, conforme estruturada detalhada abaixo.

Além das atrações, a programação do evento contará ainda com as experiências gastronômicas do México, Chile, Argentina, Alemanha, França, Reino Unido, Brasil, Itália, Espanha, Estados Unidos e Japão, tendo a Praça de Alimentação explorada por instituições sociais, como nas demais edições.

Participarão as entidades: Associação Vinde à Luz, Associação de Moradores do Bairro Mollon – Amobam, Serviço de Assistência Social - Meimei, Associação de Beneficência e Educação – Casa da Criança, Guarda Mirim de Santa Bárbara, Centro Espírita Maria Goretti, Creche SOS - Serviço de Obras Sociais, Creche João Paulo II – Serviço Paroquial de Assistência Social de Santa Bárbara, Hospital Santa Bárbara - Santa Casa de Misericórdia e Associação das Pessoas com Necessidades Especiais e Famílias de Santa Bárbara d'Oeste – Apnef.

“Mais uma vez vamos trazer um grande evento em um espaço destinado às famílias, com divertimento, muita música e boa gastronomia, no Complexo Usina Santa Bárbara – que se tornou referência e se consolidou com a abertura dos barracões”, comentou o prefeito Rafael Piovezan. “Todo mundo convidado para se divertir e poder aproveitar um ambiente muito bem organizado e qualificado, com toda a segurança e tranquilidade”, complementou.

Evento

A 31ª Feira das Nações de Santa Bárbara d'Oeste é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com apresentação do Supermercados São Vicente, patrocínio da Cervejaria 3 Américas e Denso e apoio da Belchior Uniq.

Realizada pela primeira vez em 1983, a Feira das Nações celebra a história de diversas nações e culturas que contribuíram com o desenvolvimento da cidade. Além da gastronomia dos diferentes países cujos povos imigraram para Santa Bárbara d’Oeste, a Feira das Nações também resgatará a cultura dessas nações, reunindo artistas dos mais variados segmentos, como teatro, dança, circo, orquestras, artes visuais e cultura popular, entre outros.

Confira a estrutura desta edição:

Acesso

O Complexo Usina Santa Bárbara está localizado na Rua Aristeo Carlos Pereira, no Residencial Dona Margarida, em Santa Bárbara d'Oeste/SP

Os motoristas poderão estacionar no bairro Residencial Dona Margarida. O trajeto para o recinto é pela Rua José Mathias Filho, em seguida, via Rua Maria Luiza Petrini Margato com destino a rua do Complexo, a Rua Aristeo Carlos Pereira, que estará para o evento em sentido único. Após a apresentação, a saída será somente pela Rua Aristeo Carlos Pereira sentido Rodovia SP-135 - Margarida da Graça Martins.

Haverá sinalização no local e apoio de agentes da Guarda Civil Municipal.

Estacionamento

Não haverá estacionamento pago nesta edição. Para pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e/ou cadeirantes e idosos, haverá acesso às vagas preferenciais no estacionamento localizadas em frente ao Complexo Usina Santa Bárbara na Rua Aristeo Carlos Pereira, no Residencial Dona Margarida. Caso necessite de apoio, é preciso informar a condição aos seguranças do evento.

Acessibilidade

Além das vagas preferenciais de estacionamento, a edição 2023 da Feira das Nações contará com um espaço para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida em frente ao palco principal, o palco "Nações”, com acesso pela lateral do palco. A estrutura possui banheiros de alvenarias para pessoas com deficiência e cadeirantes na entrada do local e perto do palco principal, além de banheiros químicos especiais. Haverá também acessibilidade a tradução em libras exclusivo para a programação do palco “Armazém das Artes”.

Transporte Adaptado

O Transporte Adaptado Municipal para moradores de Santa Bárbara d’Oeste/SP poderá ser agendado por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida pelo telefone 3455.1000, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas.

Segurança

O evento é equipado com catraca, revista, detector de metais e câmeras de segurança e conta com amplo esquema de segurança, brigadistas, apoio da Guarda Municipal, Defesa Civil e Polícia Militar.

É permitida a entrada de itens para bebês, barras de cereal, frutas cortadas e armazenadas em sacos tipo Ziplock, alimentos industrializados (com a embalagem lacrada originalmente como salgadinhos e bolachas) e água mineral em copo plástico igualmente lacrado, em caso de objetos; carrinho de bebê, óculos escuros, capa de chuva, chapéu/boné, canga, mochila/bolsa, protetor solar, protetor labial e maquiagem, câmera 'polaroid' e carregadores portáteis para celular e cabos.

Não é permitida a entrada de qualquer tipo de bebida (alcoólicas ou não), qualquer tipo de garrafas, latas, copos (exceto o de água com material "plástico mole"), embalagens rígidas e com tampa, recipientes de vidro, metal ou plástico (perfumes, cosméticos e desodorante apenas roll-on), narguile/bong, isopor, cooler ou qualquer utensílio para armazenagem, cadeira, banquinho, cadeira de praia ou qualquer tipo de assento com material rígido, instrumentos musicais, capacete, guarda-chuva com ponta, qualquer tipo de substância ilícita, venenosa e/ou tóxica, arma de fogo/arma branca (faca, canivete, punhal e assemelhados), fogos de artifício e de estampido, objeto perfurocortante que coloque em risco a segurança do público (tesoura, estilete, pinça etc), remédio sem autorização de receita médica, skate / patinete / patins / bicicleta, bastão de selfie, bandeira ou cartaz contendo mensagens ou símbolos com divulgações comerciais ou políticas, bandeira com mastro, máquinas fotográficas com lente intercambiável (exceto imprensa previamente credenciada) e roupas e acessórios com formatos e partes pontiagudas que possam machucar ou causar lesões.

É permitida a entrada de animais acompanhados de seus donos, estando no colo ou com coleira e guia. É obrigatório o uso de focinheira para cães de raças notoriamente violentas e perigosas. Vale ressaltar que o responsável deverá coletar excrementos e eventuais resíduos gerados ou causados pelo seu animal.

A segurança tanto do animal quanto do público será de inteira responsabilidade de seu dono, isentando a organização de problemas gerados pelo mesmo.

É assegurado à pessoa portadora de deficiência visual usuária de cão-guia o direito de ingressar e permanecer com o animal no estabelecimento público, desde que observadas as condições impostas pela Lei Nº 11.126/2005.

Também não será permitida a presença de ambulantes num raio de 200 metros do evento, atendendo a Lei Municipal n° 103/2010.

Ambulatório médico

A estrutura do evento conta com Ambulatório Fixo localizado no Complexo. Serão disponibilizados médico e técnicos de enfermagem.

Sustentabilidade

Em parceria com o Supermercados São Vicente, a 31ª edição do evento está comprometida em reduzir seu impacto ambiental, compensando suas emissões de CO2.

O evento, que poderá atrair mais de 25 mil visitantes, terá todas as suas emissões diretas, incluindo energia, combustível, esgoto e resíduos, calculado por meio da versão brasileira da ferramenta de cálculo GHG Protocol, gerida pela Fundação Getúlio Vargas. A compensação ocorrerá com plantio de mudas de árvores.

A organização do evento também está se concentrando em compensar as emissões do público, incluindo nos cálculos informações sobre deslocamento, tipo de veículo e combustíveis, que serão coletadas por meio de pesquisa realizada ao longo dos dias de evento.

Até mesmo os deslocamentos dos artistas que participarão do evento neutro, serão computados e compensados. O estudo prévio demonstrou que ao menos 270 árvores nativas da Mata Atlântica serão necessárias para esta compensação, o equivalente ao investimento de mais de R$ 14 mil em créditos de carbono de projetos certificados.

fonte site PM SANTA BARBARA D OESTE





Rede Paulistana TV